De acordo com o ex-presidente dos EUA, Dwight Eisenhhower, “a liderança é a arte de conseguir que uma pessoa faça o que você quer porque ela deseja fazê-la”.
A palavra motivação provém do latim movere, que significa mover. De acordo com Broxado (2001), a motivação é uma força que se encontra no interior de cada um e que pode estar ligada a um desejo, sendo que uma pessoa não pode jamais motivar a outra, e sim estimulá-la.
Motivar pessoas e mantê-las neste estado é um desafio a ser enfrentado diariamente por gestores de quaisquer organizações, principalmente as organizações públicas. Liderar equipes requer conhecimentos, habilidades e atitudes na área de gestão de pessoas (entre outras) que devem ser desenvolvidas ao longo da carreira profissional.
Ao contextualizar este tema “Liderança motivacional”, qual é a importância do líder / gestor na motivação dos funcionários? Será que o líder é capaz de motivar?
De acordo com o conceito de motivação, uma pessoa jamais consegue motivar a outra, mas com certeza, conseguimos estimulá-la e incentivá-la. O líder serve como modelo e se estiver insatisfeito, incontente, sem “ânimo”, sem empolgação, sem desafio, com certeza transparecerá para a sua equipe. E como “cobrar” da sua equipe algo que você mesmo não tem?
O líder / gestor deve entender a dimensão do seu papel, sendo aquele que valoriza a sua equipe e as idéia de todos, sempre fazendo a mediação.
Os seres humanos são muito diferentes entre si na maneira de pensar, agir e expressar seus sentimentos. Desta forma, a liderança motivacional envolve, como uma de suas características, que o gestor conheça cada um dos seus funcionários, e não apenas o nome completo, a sua matricula e o cargo, mas sim, suas habilidades, seus interesses, seus sonhos, o que gostam de fazer, seus projetos, etc. Conhecendo seu funcionário, torna-se mais fácil a decisão de definir os projetos para cada um. Com posse desta informação, o líder conseqüentemente, irá saber quais fatores são motivacionais ou não, para determinado indivíduo, ou para um grupo. Lembres-se: O que motiva uma pessoa pode desmotivar outra! As vezes o líder pode estar delegando um projeto para um funcionário, mas não é o tipo de atividade que este gosta ou tem habilidade em executar.
O que quero dizer com isso? Que é importante o líder conversar com os seus funcionários, pois em meio tantas tarefas, uma agenda lotada e inúmeros compromissos, o líder precisa de um tempo para conversar com os seus funcionários, caso contrários estará dizendo que não tem tempo para gerenciar, o que é incongruente com o cargo. Segundo Jacomino( 2004), “as pessoas não querem ser tratadas como um número na multidão, mas entendidas por suas necessidades específicas”. Então, escute, converse, olhe nos olhos dos seus funcionários.
Muitas vezes, é difícil ser líder, ainda mais no serviço público, que não existe avaliação de desempenho; que os recursos materiais são escassos; que há uma cultura do “não dá nada”. É justamente neste contexto que o desafio da liderança é maior, requerendo lideres mais corajosos, criativos, pró-ativos e auto-motivados. Não há receita de bolo. Mas uma coisa é certa: é preciso muita persistência e tolerância para os líderes que desejam trilhar o caminho da liderança motivacional.
Bibliografia:
BROXADO, Silvio. A verdadeira motivação na empresa. Rio de janeiro: Qualitymark,
Ed., 2001.
JACOMINO, Dalen. As pessoas evoluíram, as empresas não. Você S/A, edição 69,
mar., 2004.
Texto publicado em 23/11/2009.
Site: https://prefeitura.poa.br