Na manhã do dia 15 de setembro, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino esteve na Escola Estadual de Ensino Médio Alberto Torres, a convite das professoras, para falar sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, para os alunos do 2º ano do Ensino Médio. Estavam presentes o Diretor, Mário Ângelo dos Santos, a Orientadora Educacional Ana Lúcia de Lima e as professoras Márcia Anelise, Denise Castro e Letícia. O espaço destinado para a palestra, que ocorreu em uma sala de aula, estava todo decorado com cartazes com dizeres do tipo “Se precisa, peça ajuda” e a divulgação do número de telefone 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV). A decoração foi elaborada pela professora Denise Castro e seus alunos. A sala estava repleta de corações amarelos e com frases como “aqui somos peças importantes”.
Na abertura, o Diretor, Mário Ângelo dos Santos, referiu que “falar sobre o Setembro Amarelo nas escolas é de extrema importância, uma vez que aborda um tema de grande relevância social e emocional: a saúde mental dos jovens. Este mês de conscientização foi criado com o intuito de quebrar o tabu em torno das doenças mentais, promovendo a prevenção do suicídio e o cuidado com o bem-estar psicológico. Ao trazer essa temática para a sala de aula, temos como propósito propiciar a reflexão, a discussão e a busca por soluções”.
A Orientadora Educacional Ana Lúcia de Lima, na abertura, falou que “em primeiro lugar, discutir o Setembro Amarelo nos ajuda a dissipar o estigma que muitas vezes envolve problemas de saúde mental. Os estudantes, ao compreenderem que é normal enfrentar desafios emocionais e que buscar ajuda é um sinal de coragem, podem se sentir mais à vontade para compartilhar suas próprias experiências ou apoiar colegas que estejam passando por dificuldades. Isso cria um ambiente mais inclusivo e acolhedor, onde todos se sentem valorizados independentemente das batalhas internas que enfrentam”.
A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, em sua palestra, abordou os tipos de sentimentos, a importância de saber lidar com eles e estratégias de superação das adversidades. “A conscientização sobre o Setembro Amarelo também fornece ferramentas importantes para a identificação de sinais de alerta de que alguém pode estar em perigo. Educadores e colegas podem aprender a reconhecer comportamentos preocupantes e oferecer apoio adequado, encaminhando a pessoa para profissionais de saúde mental quando necessário”. Ao final da sua palestra, a psicóloga Tanise deixou diversas perguntas para reflexão, tais como: “Quais são os seus sonhos?”, “Você precisa perdoar alguém para se sentir em paz?”, “O que você está fazendo hoje, para que hoje seja o dia mais feliz da sua vida?”, entre outras perguntas.
A professora Márcia Anelise, que foi uma das incentivadoras desta palestra com a psicóloga Tanise Sabino, referiu sua gratidão à vereadora por ter aceitado o convite. “Muito obrigada, Tanise, pelo seu empenho e dedicação. Sabemos que você é engajada na saúde mental e nas causas sociais. Hoje foi uma oportunidade valiosa de promover empatia, solidariedade e uma cultura de bem-estar emocional, preparando os jovens para enfrentar os desafios emocionais da vida de maneira mais saudável e resiliente”.