Para você, o que é prosperidade?
Provérbios 21:5 diz: Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza.
Quando você escuta a palavra prosperidade, qual a primeira imagem que vem à sua mente? Dinheiro, família, amor, filhos, fama, bens materiais, imóveis? De fato, a palavra prosperidade possui diferentes significados, sendo que essa ideia varia de pessoa para pessoa. Temos uma tendência inconsciente de pensar que o valor da vida está na posse de recursos nos aspectos físicos e materiais. Esquecemos, porém, que para todo esse “ter” da prosperidade, depende também da qualidade da nossa relação mental, emocional e espiritual. Desta forma, é importante pensar a prosperidade dentro do conceito de “prosperidade integral”.
Prosperidade integral é a vida como um todo, e não somente sobre um ponto de vista. Eu costumo dizer que a nossa vida é como um bolo ou uma pizza. Este bolo ou pizza é composto por diversas fatias, e que pode ser fatiado de acordo com o planejamento que se pretende fazer. Esta é uma técnica chamada “Roda da Vida”. Geralmente, eu a utilizo em minha vida pessoal, tendo os seguintes temas: social, mental, saúde, espiritual, físico, família, financeiro, profissional, lazer e político. Pode-se inclusive desenhar um círculo, como se fosse uma pizza ou bolo, e dividir as diversas fatias, colocando o nome dos temas de cada área. Para cada fatia (tema) deve-se definir um objetivo, uma meta e um prazo. Isto é planejamento de vida. É analisar no que você tem investido o seu tempo. A Palavra de Deus em Provérbios 21:5 diz: Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza. Qual área em sua vida é abundante? E qual área em sua vida é pobre? E aqui não estou falando somente em pobreza material, mas sim em pobreza afetiva, mental, familiar e social.
Irei exemplificar “duas das fatias”, para ficar mais claro. A “fatia social” do planejamento pode ter como objetivo retomar antigas amizades. A meta pode ser agendar jantares com duas amigas que você não conversa há bastante tempo. O prazo para ser concretizada esta ação será de 02 meses, sendo 01 mês para cada amiga. A “fatia profissional” pode ter como objetivo buscar conhecimento em determinada área, tendo como meta a realização de curso de pós-graduação e o prazo será de 02 anos para a conclusão do curso.
É importante ter essa visão de planejamento para analisar onde você está investindo o seu tempo. Tem pessoas que investem todo o seu tempo, em uma determinada área, e as outras ficam prejudicadas. É comum vermos, por exemplo, a preocupação com a “fatia espiritual”, e os outros aspectos como o familiar, social, e físico, serem desvalorizados. Lembre-se: é importante ter um equilíbrio em todas as áreas. Analise a sua vida. Em que você tem sido próspero?
Texto publicado na agenda mulher virtuosa do ano de 2020