No dia 4 de setembro, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, Presidente da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação e da Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental, participou do Programa Família CNC da Rádio Esperança, de Porto Alegre. O principal assunto do encontro foi a temática de prevenção ao suicídio, devido a campanha de conscientização do Setembro Amarelo.
Durante a ocasião, juntamente com o Pastor Sandro, Pastor Flávio e Pastor Alex, foi possível promover um debate sobre esse tema, que é considerado um tabu na sociedade. Os pastores reforçaram que possuem “uma ideia relacionada a questões espirituais e convidaram a Psicóloga Tanise ao programa para ter uma outra visão sobre o assunto, de um profissional da área”.
O Pastor Sandro, em suas palavras, ressaltou que “a pessoa que tem pensamento suicida, não quer morrer ou acabar com sua vida, mas acabar com o seu sofrimento”. Ainda em sua fala, o apresentador se direciona a quem mais precisa, reforçando que “ainda não chegou ao fim e Deus tem muito mais para a tua vida”.
Segundo a Vereadora, é necessário falar sobre o suicídio, sobre fatores de risco, formas de proteção e sinais de alerta. A Psicóloga, ainda em sua fala, ressaltou que temos que ter atenção, pois “em dois terços dos suicídios realizados, duas semanas antes as pessoas avisaram de alguma forma”. Exemplo disso são a mudança na personalidade, no comportamento, a diminuição do rendimento acadêmico, um uso excessivo de redes sociais, pedido de demissão, cartas de despedida, uso de álcool e drogas. “É bem importante identificarmos esses sinais, para poder agir, o diálogo é fundamental”, complementou a Psicóloga.
Durante o debate, o Pastor Flávio ressalta que “não temos como medir a dor do outro e a situação do outro, dentro de uma concepção nossa”. O Pastor Alex complementa que “ muitas vezes as pessoas podem estar precisando de ajuda”. A Psicóloga também traz à conversa alguns dados: “o suicídio sempre está relacionado a alguma doença mental, as pesquisas indicam que de 90 a 97% dos casos a pessoa sofria por alguma doença mental, como depressão, bipolaridade e dependência química”.
O debate, na íntegra, está disponível no Canal do Youtube da Rádio Esperança, para acessar, clique no link: https://youtu.be/7_bPU_KyYSo