O Deputado Elizandro Sabino e a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino participaram de um roteiro de visitação aos serviços notariais e registrais de diversas regiões do Rio Grande do Sul (Serra, Litoral, Fronteira, Campanha, Norte e Sul). As visitas são realizadas pela Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral, que na Assembleia Legislativa do Estado é presidida pelo Deputado Sabino e na Câmara de Vereadores de Porto Alegre é presidida pela Vereadora Tanise. O objetivo da iniciativa é debater temas de interesse da categoria e que irão beneficiar o interesse público, também visando o aprimoramento da legislação e de políticas públicas.
Em 2021, já foram visitadas pelos parlamentares diversas cidades em cada ponta do Estado, dentre elas, Caxias do Sul, Vacaria, Xangri-lá, Arroio do Sal, Uruguaiana, Rosário do Sul, Bagé, Rodeio Bonito, Constantina e Camaquã. Esse ano já foram realizadas mais de 30 visitas, um número expressivo, considerando que o Estado ainda está enfrentando um momento de pandemia, que requer distanciamento social e demais medidas preventivas. Além das visitas aos serviços notariais e registrais, os parlamentares tiveram a oportunidade de conhecer as demandas e necessidades dos moradores de cada região a respeito do trabalho realizado pelas serventias extrajudiciais.
“Desde 2019, quando foi instalada a Frente Parlamentar, sigo realizando ações para representar a categoria e, para isso, é muito importante entender a realidade de cada região, além de verificar o que necessitam”, reforçou Sabino. O Deputado também ressalta que ingressar nos Cartórios, Centros de Registro de Veículos Automotores, Registro de Imóveis, Registro Civil e de Pessoas Naturais e todos os demais serviços notariais, traz muitos aprendizados, pois permite conhecer tabeliães e colaboradores de todo o Estado, absorvendo conhecimentos e práticas.
Para a Vereadora Tanise, “é muito importante ampliar a visão em relação ao serviço notarial, entendendo as necessidades da categoria não somente em Porto Alegre, mas ao redor do Estado”. Segundo a parlamentar, essa iniciativa é um “primeiro passo para uma jornada de avanços, compreendendo, principalmente, as ideias dos cartoriais sobre projetos que podem trazer benefícios tanto para a categoria, quanto para a população”.
Também estão sendo promovidas diversas reuniões para entender as demandas da categoria juntamente com a Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), o Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS) e com servidores de órgãos públicos (Detran/RS), que desenvolvem o trabalho direto com os credenciados (CRVA). Os encontros são realizados com a finalidade de analisar ações e projetos que irão prestar auxílio ao trabalho desenvolvido pelos notariais.