Nesta segunda-feira, 22 de novembro, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino fez um pronunciamento na tribuna da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, durante o expediente da Tribuna Popular, que teve como pauta o Projeto Angelina Luz, que aborda as políticas públicas do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A Vereadora, em sua fala, reforçou que “vamos juntos tratar as políticas públicas em prol do autismo, desejo somar aos demais colegas vereadores para tratar sobre esse tema tão importante”. Na tribuna, a Vereadora também contou que no dia de hoje pela manhã, realizou uma visita ao espaço onde será o Centro de Tratamento do Autista, “o Governo Municipal tem como prioridade fazer um centro de referência de tratamento de autismo, e nós fomos conhecer o local e é uma estrutura fantástica que vai atender crianças de até 12 anos de idade, com serviços de fonoaudiólogo, praxiterapia, psicoterapia, psiquiatria.”
Na oportunidade, a presidente do Projeto Angelina Luz, Érika Karine Rocha Dallavechia, destacou que 502 crianças autistas em vulnerabilidade social são atendidas pela iniciativa e pediu apoio para que leis federais, estaduais e municipais sobre o tema sejam cumpridas de fato.
Durante a sessão plenária, a convite da Vereadora Tanise Sabino, também participou deste momento da Tribuna Popular a Juline Garcia, que é defensora desta causa. “Eu tenho um filho com o espectro autista, e vivo na pele as dificuldades das políticas públicas em relação ao tratamento. Tive a oportunidade de acompanhar a Vereadora hoje pela manhã para conhecer o futuro local onde será Centro de Autismo e fiquei encantada. É um local bem localizado, de fácil
acesso e bem estruturado”, disse Juline Garcia.
Finalizando seu pronunciamento, a parlamentar parabenizou Érika Rocha pelo Projeto Angelina Luz e todo seu empenho e dedicação para promover políticas públicas em prol do autismo. “Precisamos sim ter mais respeito, amor e inclusão, tenho um sonho para a nossa Porto Alegre, nosso Estado e para o País, que tenhamos mais respeito e políticas públicas em prol da saúde mental”.