Uma vida mais saudável começa na mente! Esse é o tema da Caminhada do Janeiro Branco, um mês dedicado à reflexão da importância da Saúde Mental, que está repleto de ações em Porto Alegre.
A caminhada será realizada no dia 23 de janeiro, com concentração a partir das 9 horas, no Monumento ao Expedicionário do Parque Farroupilha (Brique da Redenção), e início às 10 horas. Durante a atividade serão distribuídos folders com orientações para promoção da saúde mental e ainda fitas e balões brancos.
O Janeiro Branco é uma iniciativa da psicóloga e vereadora Tanise Sabino (PTB), também presidente da Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental, em parceria com o Gabinete do Deputado Elizandro Sabino (PTB).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofrem com depressão. Diante desse cenário, segundo Tanise, o alerta público torna-se fundamental para o enfrentamento da doença e atenção à Saúde Mental.
“Acreditamos que cuidar da saúde mental é cuidar da vida. A caminhada é um alerta que sinaliza a melhor saída, que é a prevenção”, ressaltou a psicóloga e vereadora Tanise.
O Deputado Estadual Elizandro Sabino, parceiro nesta ação, é autor da Lei 15.412 de 19 de Dezembro de 2019, que instituiu a campanha do Janeiro Branco com o objetivo de estimular o cuidado da saúde mental e bem-estar.
Em virtude das restrições impostas pela pandemia, a caminhada do Janeiro Branco, em Porto Alegre, será realizada com todos os cuidados necessários, como distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.
Caminhada do Janeiro Branco
Data: 23/01
Concentração: A partir das 9h
Saída: 10h
Local: Brique da Redenção de Porto Alegre
Campanha Janeiro Branco
A mobilização nacional Janeiro Branco existe há cerca de cinco anos e tem o objetivo de discutir a saúde mental em todos os espaços sociais, como casa, escola e trabalho. A campanha propõe o debate sobre o assunto e a reflexão sobre a vida e a qualidade dos relacionamentos.
O seu principal objetivo é chamar a atenção das pessoas sobre qual o sentido e propósitos de suas vidas, a qualidade de seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre seus comportamentos.
Ações do Janeiro Branco
Entre as atividades propostas pelo Janeiro Branco estão a realização de palestras, oficinas, rodas de conversa, caminhadas, distribuição de fitas brancas, balões brancos, botons e adesivos sobre o tema da Saúde Mental.
As ações são geralmente realizadas em praças públicas, salas de espera de hospitais e CAPS, escolas, faculdades, igrejas, pontos de ônibus, vãos de aeroportos, estações rodoviárias e de trens.
Porque Janeiro Branco?
Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.
Já a cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.