No mês de promoção à Saúde Mental, o Janeiro Branco, estão sendo realizadas diversas ações em prol da temática em Porto Alegre. Uma das proposições é a publicidade da campanha em um outdoor estampado em frente à Câmara Municipal de Vereadores da Capital. A iniciativa faz parte de uma das solicitações da vereadora e psicóloga Tanise Sabino ao Presidente da Câmara, como forma de evidenciar a importância dos cuidados para se ter uma mente saudável.
Segundo a parlamentar: “A qualidade de vida começa com a saúde da mente. Desde o final de 2019 fomos desafiados a viver um novo normal. A preocupação com a saúde física, o isolamento social, as incertezas econômicas, o mercado de trabalho, o medo da perda e o luto tem causado problemas de saúde mental ou agravado os antes já existentes, como é o caso de pessoas que já tem o diagnóstico de ansiedade, depressão, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno do pânico, estresse, entre outros. A importância do debate em torno do tema é real, como mostram os dados de pesquisas realizadas em todo o mundo.”
Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) que foi realizado através de pesquisa entre junho a agosto de 2020, em 130 países nas seis regiões da OMS, avalia como a oferta de serviços mentais e neurológicos mudou devido à COVID-19, os tipos de serviços que foram interrompidos e como os países estão se adaptando para superar esses desafios. A pandemia interrompeu serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países em todo o mundo, enquanto a demanda por saúde mental está a cada dia aumentando mais.
Este mesmo relatório alerta para o fato de o Brasil ser o campeão mundial em casos de ansiedade e o primeiro em ocorrências de depressão da América Latina. Outra observação sobre as pesquisas em tempos de COVID-19 é o possível uso de álcool, drogas e insônia. Pessoas com transtornos mentais, neurológicos ou de uso de substâncias pré-existentes também são mais vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus e podem correr um risco maior de resultados graves. Em vista dos dados apresentados, a vereadora e psicóloga Tanise ressaltou que, “não há saúde sem saúde mental. Este é um dos grandes desafios deste ano de 2022.”
Deste modo, Tanise Sabino, que também é presidente da Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental e da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, vem protagonizando a realização de um trabalho pioneiro na área da saúde mental, não só em Porto Alegre, mas também no Estado do Rio Grande do Sul. As atividades e ações durante neste mês do Janeiro Branco não param e vão desde a caminhada, a distribuição de informativos e palestras presenciais e on-line, até divulgações em ônibus (busdoor), relógios de rua, outdoor e postagens semanais nas redes socias com dicas em prol de cuidados para uma mente saudável.
A campanha do Janeiro Branco, que tem a intenção de além de estimular o cuidado da saúde mental, também promover o bem-estar social, foi instituída a nível estadual através da Lei 15.412, em 19 de Dezembro de 2019, com autoria do Deputado Elizandro Sabino (PTB).