Nesta quarta-feira, 04 de maio, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou o projeto de lei n° 077/21, que garante o direito dos estudantes da capital ao aprendizado da língua portuguesa, de acordo com as normas e orientações legais de ensino. O projeto foi uma proposta em conjunto das vereadoras Tanise Sabino, Fernanda Barth, Comandante Nádia e dos vereadores Alexandre Bobadra, Ramiro Rosário e Jessé Sangalli, tornando obrigatório o ensino correto da língua portuguesa nas escolas.
“Precisamos estar atentos a toda essa movimentação que vem confundir as nossas crianças, alguns assuntos devem ser abordados em casa e não no ambiente escolar. Se a cada momento que tivermos novos assuntos em pauta mudarmos a língua portuguesa, sem devida análise prévia e fundamentos claros e com embasamento, ficaremos reféns de uma ideologia que surgiu apenas para “lacrar”, como dizem os jovens”, reforçou a vereadora psicóloga Tanise Sabino.
Segundo os proponentes da iniciativa, ensinar “menine” em vez de “menino” ou “menina” e “todxs” e “amigue”, é um ato imoral, fere a ordem constitucional e a dignidade das crianças. A proposta também obriga a Administração Pública Municipal, Direta e Indireta a empregar a língua portuguesa, na forma em que menciona, em todos os seus meios de comunicação externa. Com a aprovação da lei em plenário, o próximo passo será o Prefeito Sebastião sancionar essa nova lei.