É Janeiro! Início de mais um ciclo e com ele vem as reflexões do ano que findou e as expectativas para o próximo que se inicia.
2021 foi mais um ano difícil em nossas vidas, afinal a pandemia ainda não acabou e com isso continuaram as perdas, incertezas, medos, dúvidas e tristezas. Entretanto, com a experiência que tivemos em 2020, vimos que conseguimos sobreviver, ou melhor, conseguimos criar estratégias para lidar com essa nova condição de vida. Com a pandemia e seus desdobramentos, pensar, falar, cuidar da saúde mental nunca esteve tão em evidência, então vamos aproveitar esse momento de recomeços para abordar novamente o assunto, afinal… O mundo pede saúde mental!
A campanha Janeiro Branco visa sensibilizar e educar as pessoas e autoridades para a construção de uma cultura de cuidado da saúde mental. Para isso, incentiva-se toda sociedade a discutir questões importantes e relevantes para a saúde mental, seja por meio de materiais impressos (panfletos, cartilhas), propagandas, divulgação nas mídias sociais, passeatas, rodas de conversas ou palestras. O intuito é quebrar paradigmas, desmitificar o tema, que ainda é carregado de preconceitos e, assim, levar informação e expandir o conhecimento entre a população.