No último sábado, 15 de abril, aconteceu o primeiro encontro da 2ª edição do Projeto Colo de Mãe, com as gestantes do região do bairro Sarandi. O projeto é uma iniciativa dos gabinetes da vereadora Tanise e do deputado Elizandro Sabino, sendo esta a segunda turma realizada em parceria com a Missão Americana Church e Instituto Crescer e Aprender. O Projeto tem como objetivo a promoção da saúde integral, abordando temas na área da saúde física, psicológica e espiritual das gestantes através de encontros com profissionais da saúde.
O Pastor Paulo Jesus da Silva, da Missão Americana Church, iniciou o encontro com uma oração, abençoando o projeto, e a sua esposa, a Pastora Vânia Silva, em sua manifestação inicial de boas-vindas, agradeceu a presença das participantes e ressaltou a importância do projeto. “Eu conheço vários hospitais que oferecem uma atividade semelhante a este curso Colo de Mãe. E hoje nós temos a oportunidade de oferecer, de forma gratuita, este curso, com profissionais super competentes. Isso é um presente para vocês. Aproveitem”.
A vereadora Psicóloga Tanise Sabino apresentou a programação do projeto e também os presentes que serão dados as participantes, além do kit com materiais de higiene para as mães, também será oferecido uma sacola com produtos para o bebê e roupinhas, uma cesta básica e uma Bíblia. Aliás, muitas das roupas que serão presenteadas foram confeccionadas de forma voluntária pela mãe da vereadora, que fez questão de estar presente no encontro e conhecer as futuras mamães. “Preparei tudo com muito carinho, calças de tricô, sapatinhos e também cueirinhos”, afirmou Izabel Pazzim.
Em seguida, Tanise falou sobre a importância de assumir a maternidade e as mudanças inevitáveis: “Filhos são presentes de Deus e independente da gestação ter sido planejada ou não, os filhos devem ser abençoados. Também é preciso assumir uma nova responsabilidade: deixar de ser filha e assumir o papel de mãe”, frisou a Psicóloga. Tanise também destacou o quanto os pais devem expressar seu carinho para os futuros bebês, independente do exemplo que tiveram. “Dizem que cada um só dá o que recebe, mas é preciso não se acomodar e fazer diferente: desde o início da gestação exercitar palavras e gestos de carinho, pois isso será muito importante para o desenvolvimento emocional do feto”, salientou a vereadora.
Depois da fala da vereadora psicóloga foi a vez do médico Dr. Felipe Rodrigues Vargas do Nascimento, fazer um apanhado de informações úteis para as gestantes, desde o pré-natal, abordando os cuidados específicos em cada trimestre, até as doenças frequentes em gestantes e dicas de como evitá-las. Sobre a diabete gestacional, Filipe alertou: “Não é apenas açúcar que as mães com este problema devem evitar, mas o excesso de carboidratos que no organismo se transformam em glicose”, alertou a médico.
Ainda, o palestrante Dr. Filipe Nascimento forneceu informações sobre o momento do parto, e explicou os tipos de parto e anestesia. “Toda gestante pode ter um plano de parto, que deve ser elaborado em conjunto com o profissional que acompanha a gestante no posto de atenção primária”.
Finalizando, o Dr. Filipe alertou para uma doença bem frequente tanto na gestão quanto no pós-parto, que é a depressão. “A depressão na gravidez é caracterizada por constantes variações de humor, ansiedade e tristeza, que pode resultar em desinteresse pela gestação e trazer consequências para o bebê. Essa situação pode acontecer devido às variações hormonais comuns na gestação ou ser resultante do medo de ser mãe”.
Na sequência, as enfermeiras Karine Lígia Feitosa Cauduro e Vanessa Lamperti, do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, deram uma aula prática de cuidados com o bebê, começando pelos cuidados no banho. Elas reforçaram que com a evolução da medicina, muitas orientações para gestantes mudaram ao longo dos anos, por isso é fundamental sempre escutar o profissional que está acompanhando a gestação. “Aquela história de colocar uma moeda ou uma faixa no cordão umbilical, está proibida. Assim como os discos para amamentação”, destacou Karine, mostrando o jeito correto de fazer a assepsia do cordão umbilical e ensinando a fazer uma “rosquinha de amamentação” com um paninho de fralda.
A apresentação das enfermeiras foi extremamente prática: as profissionais levaram bonecos para ensinar a posição correta para amamentação e também modelos de seio para ensinar os cuidados para estimular o aleitamento materno. “Todo choro tem um motivo, e com o tempo a mãe precisa aprender a distinguir qual significa fome, qual significa cólica ou necessidade de trocar a fralda”, ressaltou Vanessa, que também demonstrou a melhor posição para massagear o bebê e reforçando que em hipótese alguma devemos administrar qualquer medicação sem a prescrição médica.
No próximo encontro, que acontecerá na tarde do dia 22 de abril, será a vez da nutricionista Cíntia Barros falar cobre os cuidados com a alimentação da gestante e do bebê; das psicólogas Tanise Sabino e Vivian Garcia abordarem a gestão emocional na maternidade; e da Pastora Vânia que irá falar sobre a importância da família.
PrevTanise Sabino participa do Fórum da Liberdade13 abril 2023NextAdriana Franco assume como presidente do PTB Mulher Porto Alegre e marca história do partido17 abril 2023