No último dia 26 de abril a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino foi conhecer o trabalho desenvolvido pela Casa de Passagem São Lucas, um serviço social da Comunidade Evangélica de Porto Alegre, que há 21 anos ampara pessoas que precisam permanecer na capital gaúcha para tratamento médico. A parlamentar foi recebida pela Diretora da Casa, Elisângela Gross Fliegner e pela Pastora Sheila dos Santos Dreher.
“Ainda que esteja localizada em nossa comunidade de Confissão Luterana, é importante frisar que aqui o acolhimento é incondicional. Ou seja, se tivermos vaga, todo aquele que precisar de amparo, independentemente de sua religião, será recebido com igualdade”, frisou a Pastora Scheila.
Localizada próxima a Av. Protásio Alves – e, portanto, com fácil acesso via transporte público aos principais centros de saúde – a Casa de Passagem São Lucas oferece hospedagem para o paciente e seu familiar, uma área de convivência e também uma ampla cozinha coletiva, onde cada um pode preparar suas refeições. Lá é possível encontrar pessoas das mais variadas regiões do Brasil, todos com um objetivo muito claro que as une, como conta a Diretora Elisângela: “Hoje temos hóspedes do Acre, da Rondônia e também da Paraíba, só para citar alguns estados mais distantes. A grande maioria aguarda por transplante de órgãos e este espera é longa e penosa. Mas as pessoas que estão aqui, acabam se apoiando mutuamente pois querem muito viver. E esta troca acaba fortalecendo a convivência e suavizando a dor”.
Além de conhecer as instalações, a parlamentar, como boa psicóloga, não perdeu a oportunidade de conversar com os hóspedes e entender um pouco de suas dores: “conhecer a Casa de passagem São Lucas foi para mim uma vivência marcante e que com certeza vai somar ao trabalho que venho desenvolvendo tanto na área da saúde mental quanto na Frente Parlamentar de Justiça Notarial que tem se mobilizado para apoiar a doação de órgãos”, declarou Tanise.
A Casa de Passagem São Lucas também oferece a seus hóspedes encontros semanais de terapia ocupacional e reflexão e se mantém através de doações. Ela tem capacidade para receber em torno de 20 pessoas e está localizada no prédio da Comunidade São Lucas, onde também há um templo, um local para recebimento doações de roupas e salas multiuso, onde são realizadas as atividades dos diversos grupos que integram a Comunidade.
PrevSociedade Bíblica do Brasil será homenageada com o Diploma de Honra ao Mérito26 abril 2023NextSimpósio reúne profissionais para refletir a Saúde Mental em tempos de pós-pandemia27 abril 2023