A pedido da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, foi aprovada a solicitação de iluminar a Câmara de Vereadores na cor verde. A cor, que simboliza a esperança, faz, neste caso, alusão à Esquizofrenia, um transtorno psiquiátrico que aflige cerca de dois milhões de brasileiros que ainda sofrem os estigmas da falta de informação.
A solicitação é alusiva ao dia mundial da pessoa com esquizofrenia, que ocorre no dia 24 de maio. O objetivo é chamar a atenção para este transtorno que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo estima-se que mais de 23 milhões de pessoas tenham esquizofrenia.
Como vereadora, a parlamentar também encaminhou um projeto de lei, que está tramitando na Câmara, sobre o maio verde.
O maio verde trata sobre a conscientização da Esquizofrenia, e tem como objetivos inserir a pauta nas discussões de políticas públicas de Porto Alegre; informar a sociedade sobre as principais questões envolvidas na convivência e no trato das pessoas com esquizofrenia; instituir ações conjuntas entre o Poder Público e a sociedade civil, voltadas às pessoas com esquizofrenia, seus familiares, educadores e agentes de saúde, com a finalidade de promover a compreensão, o apoio, a educação, a saúde e a qualidade de vida, incentivar o trabalho e combater o preconceito; divulgar ações referentes à conscientização acerca da esquizofrenia junto aos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada do município de Porto Alegre, com ações de esclarecimento e palestras, bem como de combate ao preconceito, visando à promoção da inclusão nas escolas.
A iniciativa de iluminar a Câmara partiu da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino em parceria com Associação Gaúcha de Familiares e Pacientes Esquizofrênicos (AGAFAPE).
No mês de maio, promovido pelo gabinete da Vereadora Tanise e em parceria com a AGAFAPE, ainda foi realizado um seminário: Construindo pontes, estreitando laços – conversando sobre a Esquizofrenia, que contou com a presença de especialistas na área para debater o tema.
Confira o que ainda está previsto para o mês de maio:
22/05 – Segunda-feira – Abertura Semana alusiva “A pessoa com esquizofrenia “
14h – Exposição de trabalhos e Coffee Break – Diretoria e Berenice C. G Couto.
15h – Exercícios e Jogos Teatrais – Paulo Conte.
23/05 – Terça-feira – Seminário na Câmara de Vereadores. Seminário: Construindo pontes e estreitando laços – Conversando sobre a esquizofrenia.
17h – Participação Musical com Cássio Michel do Amaral (Violão e Voz).
24/05 – Quarta-feira – Grupo cuidando do cuidador.
14h – Grupo de apoio aos familiares – psicóloga Nicole Kelbert Griebler.
14h30 -Dança Circular – Elaine Regina
25/05 – Quinta-feira – Talentos da AGAFAPE com Show e apresentação exclusiva do saxofonista Luís Baner.
14h – Abertura – Luis Baner
14h15 – Início das apresentações
26/05 – Sexta-feira – Roda de Conversa e Musicalidade com Psicólogo Lucas e Beto Herrmann.
14h – Abertura e Roda de Conversa Lucas Mileto.
15h – Musicalidade – Beto Herrmann
27/05 – Sábado – Palestras presenciais na AGAFAPE em parceria com APRS
9h – Nutrição e Esquizofrenia – Quenia Carvalho Nutricionista Me. Farmacologia e Terapêutica.
10h – Benefícios Previdenciários aplicados à Esquizofrenia – Caroline Gil Fontes Schaffer
11h – O psiquiatra forense e a proteção dos vulneráveis – Vivian Peres Dayh.
28/05 – Domingo – Encerramento da semana.
Evento Beneficente na praça Garibaldi com: caminhada orientada, gazebo com vendas de artes feitas pelos usuários da instituição, brechó e folders informativos da instituição.