Na quinta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, juntamente com o Deputado Sabino e a psicopedagoga Thanise Stein, esteve no centro de Porto Alegre, com suas equipes, falando sobre o tema e oferecendo exemplares do livro infantil “Bailarinas também choram”, com uma linguagem pensada para alertar as crianças sobre os limites do toque.
Presidente da Frente Parlamentar da Câmara de Vereadores de Promoção à Saúde Mental, Tanise está sempre buscando oportunidades de promover a conscientização e também apoiar os cidadãos em suas dores: “eu apoio esta ação de conscientização sobre o Maio Laranja, pois precisamos abordar cada vez mais a saúde emocional de nossas crianças. É fundamental estarmos atentos a cada atitude e sinais de alerta, tanto no ambiente familiar quanto no escolar, e assim, podemos ajudar da melhor maneira possível”, destacou a vereadora Tanise Sabino.
Na ocasião, o presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa do RS, Sabino, também interagiu com as famílias, falando sobre a importância de discutir o tema: “é muito importante promovermos ações como essas, é uma forma de darmos um basta, de promovermos a conscientização e de reforçarmos que o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes deve ser uma preocupação de todos. A qualquer sinal de abuso infantil, a denúncia é a melhor escolha”.
A obra, de autoria da Psicopedagoga Thanise Stein e de Jessica Narciso, aborda temáticas de prevenção ao abuso sexual infantil e trata sobre a importância de crianças contarem sobre o que estão passando para os adultos. Fala sobre confiança, proteção e cuidado. “Dia 18 de maio não é um dia para ser comemorado, é um dia de alerta para que pais, professores e a sociedade, como um todo, colaborem na prevenção ao abuso sexual infantil; milhares de crianças sofrem abusos todos os dias. Então ergam a sua voz em favor daqueles que não podem se defender”, destacou Thanise Stein.
O livro “Bailarinas também choram” trata da história sobre três amigas bailarinas que se deparam com uma situação de abuso sexual e buscam ajuda de uma pessoa adulta de confiança, representada na edição por uma professora. O livro tem linguagem de fácil compreensão para as crianças e expõe os sintomas demonstrados pela vítima e como acionar os canais de denúncia.
Prev“Eu sou doadora de órgãos”, declara Psicóloga Vereadora Tanise Sabino em tribuna na Câmara17 maio 2023NextIluminação laranja na Câmara de Vereadores de Porto Alegre chama atenção para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes18 maio 2023