Na tarde do dia 15 de julho, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino esteve na cidade de Três Coroas, ministrando uma capacitação para os cooperadores da Comunidade Terapêutica do Desafio Jovem. O dia foi de capacitação, sendo que na parte da manhã os voluntários tiveram uma palestra com Luís Augusto Barth, assistente social, que tratou sobre liderança e influência. No turno da tarde, foi a vez da Psicóloga Tanise Sabino que abordou o tema da prevenção de recaída na dependência química. Estavam presentes voluntários de diversas cidades, como Caxias do Sul, Alvorada, Bento Gonçalves, Porto Alegre, Igrejinha, Três Coras e São Leopoldo.
O Desafio Jovem é uma instituição com mais de 33 anos de intensas atividades em favor da vida e da família, sendo a sede em Três Coroas, tendo mais duas unidades, uma Comunidade Feminina em Três Coroas e outra masculina na cidade de Osório. O Desafio jovem tem oferecido acolhimento, reinserção social e profissionalização a milhares de pessoas acometidas pela dependência química. Mais do que um tratamento, a proposta é uma mudança radical através da esperança e da vida proposta por Cristo. Todo o trabalho é exercido por voluntários e, atualmente, são 97 voluntários contratados.
Conforme Rodrigo Vasconcelos, que é o Diretor da instituição, “o Desafio Jovem de Três Coroas tem como objetivo proporcionar ações de prevenção, tratamento e reinserção social ao dependente químico, auxiliando-o na modificação de pensamentos, sentimentos e atitudes que desencadeiam as crenças adictivas e um estilo de vida disfuncional, compreendendo as áreas social, espiritual, educacional e laboral. E a palestra da nossa vereadora Tanise Sabino vem a colaborar neste sentido: como identificar os sentimentos e pensamos que podem levar a recaída”.
A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, em sua ministração, falou sobre projeto de vida, crenças limitantes, fatores de risco e proteção na dependência química. “O tratamento deve ter uma continuidade após esses 12 meses na comunidade, pois aqui eles estão protegidos. Após a saída, temos que nos preparar para a vida, evitando pessoas, locais e comportamentos que podem levar a recaída”, disse a vereadora.
Estiveram presentes os cooperadores do Café Convívio. Hoje, o Desafio Jovem está coordenando o trabalho do Café Convívio, e em Porto Alegre já tem 08 núcleos na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, sendo a Matriz, Distrito Jardins, Nova São José, Nova Esperança, Restinga, Campo Novo, Morro Santana e Cead.
O Café Convívio é um grupo de apoio informal de atendimento direto e gratuito a dependentes químicos e familiares, com reuniões semanais em diversas cidades da região. Constitui-se uma das vias de contato da comunidade com o Desafio Jovem de Três Coroas. O propósito do Café Convívio é alcançar as pessoas que estão com dificuldades de se conscientizarem quanto à necessidade de buscarem um tratamento ou ajuda específica para o seu problema. Não raramente estão com suas relações sociofamiliares prejudicadas, quando não destruídas, com seus projetos educativos e profissionais interrompidos. A proposta do Café Convívio é a de proporcionar um excelente ambiente, onde o dependente químico e sua família são atendidos semanalmente, garantindo o direito de receber uma abordagem ética e coerente com a realidade. A partir deste programa, também é possível fazer o acompanhamento da situação pós-tratamento daqueles que completaram o programa no Desafio Jovem de Três Coroas, para ajudá-los a permanecer abstinentes com o propósito de uma colocação profissional e educacional, assim como a completa reintegração familiar.
Após a palestra, a vereadora Tanise Sabino e a sua equipe, acompanharam o Rodrigo Vasconcelos no Espenza, que é um comércio localizado na estrada de Três Coroas e que funciona desde 2018, com a venda de queijos e outros produtos. Muitos dos que estavam acolhidos na comunidade, após a saída do tratamento, conseguem emprego neste local.
UMA LINDA HISTÓRIA:
O Desafio Jovem teve o seu início em Nova Iorque – EUA, quando em 1958 o Pastor David Wilkerson se dirigiu aos “guetos” daquela cidade alcançando os adolescentes e orientando-os na sua recuperação e reinserção social. E não apenas isto, mas levando uma mensagem de salvação aos seus feridos corações. O Desafio Jovem não se limitou aos Estados Unidos, mas ultrapassou as fronteiras e atualmente se encontra em mais de 110 países. O atual presidente é o Dr. Jerry Nance.
Em Três Coroas, o Desafio Jovem foi fundado em 15 de maio de 1989, pelo Sr. Jorge Silva de Lemos, empresário que ajudou seu sobrinho e, através disto, descobriu um grande número de pessoas carentes de ajuda. Atualmente, conta com um espaço de 200 hectares, com cerca de 5000 m² de área construída, desenvolvendo atividades de prevenção, acolhimento, articulação institucional, profissionalização e reinserção social.