O sábado, dia 5 de agosto, foi de muita emoção na Vila Nova Ipanema: a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino realizou a cerimônia de nomeação da Rua Pastor Pedro Vieira da Silva, homenageando este saudoso pastor e líder comunitário da região.
Pedro Paulo Viera da Silva, Pastor da Assembleia de Deus, participou ativamente da associação de moradores e foi um dos protagonistas na luta pela posse da terra, saneamento e por melhorias para as mais de 700 famílias que residem na região. Assim, a comunidade em peso se organizou para prestigiar a ocasião, que teve até apresentação artística, com louvor realizado pelo músico Luís Vilalba, acompanhado de violão e sax.
Saudando a todos presentes, a Vereadora Tanise Sabino lembrou a importância da nomeação de um logradouro: “dar o nome de uma rua é muito mais que nomear um local, é oferecer dignidade para os moradores que nela habitam, pois assim terão um CEP, com endereço completo. E neste caso é ainda mais: é honrar a vida e o trabalho do Pastor Pedro, que foi um morador conhecido por todos nesta região. É com justiça e dignidade, que queremos registrar o nome dele na história da nossa capital. E com este registro exaltamos a memória do Pastor Pedro como um homem de Deus, um homem de oração, honrado, respeitado, que deixou a sua história e seu legado de amor, generosidade e cuidado para com o próximo”, disse a vereadora.
Cezar Ramos, uma das lideranças locais, estava muito emocionado na ocasião: “já falei para plateias muito maiores, mas hoje a emoção é especial, porque tive a honra de conhecer e conviver com o Pedro, um homem de família, Pastor e trabalhador social, que exercia sua cidadania de forma exemplar. Ele sempre tinha uma palavra de conforto e um bom conselho para oferecer a quem dele recorresse”.
“Todos precisamos de referências, e esta referência é o Pastor Pedro. Uma pessoa que não tem nenhum desabono, nem aqui na comunidade e, acredito, em nenhum outro lugar por onde passou, pois era um ser humano extraordinário”, afirmou Cláudio Paz, liderança da região.
Ina Braga, uma das filhas do Pastor Pedro, falou em nome da família: “muito obrigada Tanise, você é especial, pois fez acontecer este momento lindo de homenagem e reconhecimento. É muita emoção”.
O Pastor Flávio Tavares, do Distrito Nova Ipanema da Igreja Assembleia de Deus, também esteve presente neste momento de homenagem. Primeiramente agradeceu a Vereadora Tanise por valorizar e exaltar a memória de um crente: “esta palavra e seu significado andam esquecidas em nossa sociedade. Obrigado, Vereadora Tanise, por homenagear este crente e defender o povo cristão. E como nós cristãos damos glória a Deus por tudo, parabéns a toda a família, a todos os irmãos presentes e todos os amigos presentes”. Ele finalizou a sua participação compartilhando o salmo 126, que segundo o pregador expressa o ânimo da comunidade com a homenagem feita ao Pastor Pedro Vieira da Silva. “Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de cânticos; então, se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o SENHOR a estes. Grandes coisas fez o SENHOR por nós, e, por isso, estamos alegres”.
Para finalizar o momento de homenagens, o pastor local, da Congregação Nova Ipanema, Daniel, realizou uma oração com os presentes e todo o grupo foi convidado, junto com a família, a descerrar a placa da Rua Pastor Pedro Vieira Silva.
Sobre o homenageado
O pastor Pedro Vieira da Silva, era filho de Januário Vieira da Silva e Ângela Machado da Silva, Pedro nasceu em São Nicolau, em 11 de abril de 1940, era casado com Doralina Zilli da Silva, com quem teve dez filhos.
Pedro se criou trabalhando na roça, juntamente com seus familiares; quando chegou à capital foi trabalhar como vigilante, profissão que garantiu o sustento de sua família até a aposentadoria.
Quando chegou em Porto Alegre, com sua esposa e filhos, Pedro fixou residência no Beco do Adelar, Aberta dos Morros – chamada, hoje em dia, de Vila Nova Ipanema, onde participou ativamente da associação de moradores.
Cristão, membro da Igreja Assembleia de Deus, Pedro dedicou 51 anos de sua vida a servir ao Senhor, sendo, por mais de 30 anos, Pastor da Igreja. Homem honrado e defensor da família tradicional, como bom cristão, sempre praticou a solidariedade, ajudando e se preocupando com o próximo, e por muitas vezes dividiu alimentos e agasalhos com os mais necessitados da comunidade e de sua igreja.
Pastor Pedro faleceu em 31 de janeiro de 2019, aos 79 anos, deixado um grande legado de amor ao próximo, generosidade e honradez.