Uma atmosfera de aprendizado e conscientização permeou a Escola Infantil Isabel Vieira durante a recente palestra proferida pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, no turno da tarde desta sexta-feira (25). O foco da palestra foi o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e as educadoras da escola foram imersas em um mergulho profundo na compreensão do transtorno. Tanise abordou uma ampla gama de tópicos, desde uma explicação detalhada sobre o que é o TEA até a exploração dos diferentes tipos, formas de tratamento e os direitos fundamentais das crianças com TEA. A palestra, que faz parte da formação pedagógica, é um passo significativo na construção de um ambiente educacional inclusivo e empático para todas as crianças.
A coordenadora pedagógica, Adriana Lopes Carvalho, expressou seu entusiasmo em relação à palestra ministrada pela psicóloga Tanise sobre o Transtorno de Espectro Autista. “A compreensão aprofundada do TEA é uma ferramenta fundamental para educadoras que desejam nutrir o potencial de cada aluno, independentemente de suas diferenças. A palestra proporcionou às educadoras uma visão abrangente do TEA e capacitou-as a ter uma maior compreensão do autista e sua família”.
Uma das educadoras presentes na palestra, Bárbara Ferreira, compartilhou como a experiência foi positiva e enriquecedora. Bárbara afirmou: “a palestra da Tanise foi muito importante pra mim. Foi uma tarde muito agradável e de grande reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista. Refletimos sobre as principais características e subjetividades do transtorno, como cada indivíduo é único e como nós, profissionais da educação, temos uma grande responsabilidade com esse público, pois, normalmente é na escola que os primeiros sinais são observados. Nós, como escola, temos obrigação de acolher e manejar com essas famílias. Como avó de uma criança atípica estou ciente das dificuldades enfrentadas no cotidiano, os julgamentos, as exclusões e a falta de empatia da sociedade. Como professora é meu dever lutar por uma sociedade justa e inclusiva, possibilitando um futuro melhor para as nossas crianças. Agradeço a vereadora Tanise Sabino pelo empenho e dedicação a essa causa”, disse a educadora.
Os depoimentos da coordenadora e das educadoras refletem a importância da capacitação sobre autismo nas escolas e na construção de um ambiente educacional mais inclusivo e sensível às necessidades individuais de cada criança. “Nossa missão é construir pontes de compreensão na nossa sociedade, eliminando o preconceito e aumentando a empatia. Seguimos firmes e fortes no nosso propósito”, disse a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino.