No próximo sábado, dia 30 de setembro, será realizada a 1ª edição da Jornada Notarial da Família e 2ª Jornada de Assessoramento Notarial de Portas Abertas, levando as equipes dos Tabelionatos de Porto Alegre às ruas para tirar dúvidas da população e também fazer escrituras públicas declaratórias de doação de órgãos e tecidos.
A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, que preside a Frente Parlamentar de Justiça Notarial e Registral, destaca a importância de ações como esta, que auxiliam os cidadãos em questões legais de forma gratuita: “Será uma grande oportunidade de esclarecer dúvidas sobre compra e venda de propriedades, doações, inventários, divórcios e testamentos. E, em especial, destaco que nesta ocasião, todos aqueles que desejarem registrar em escritura pública, sua vontade de ser doador de órgãos e tecidos, poderão fazê-lo”. A parlamentar está engajada no Setembro Verde, mês de conscientização para a doação de órgãos e tecidos, e ela mesmo já realizou sua escritura pública declaratória, tão logo foi criada a Central Notarial de Doação de Órgãos e Tecidos, sistema pioneiro no país que integra o sistema notarial com o sistema de transplantes, agilizando o processo de doação e salvando vidas.
A ação é uma realização da Associação dos Notários e Registradores do RS (ANOREG) e do Colégio Notarial do Brasil seção RS (CNB-R) e acontece no Largo Glênio Peres, das 9 às 14 horas.