Em um mundo cada vez mais diversificado, a inclusão torna-se uma peça-chave na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora. Nesse contexto, foi realizado uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na noite do dia 13 de novembro, pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, juntamente com Igor Bueno e Ana Carolina Rodrigues, que são os organizadores do livro “Diário Azul”, na Escola Infantil Vovó Ida no bairro Partenon. O Deputado Elizandro Sabino também esteve presente e contribuiu com a palestra. Essa é uma iniciativa valiosa, capaz de promover a compreensão e o apoio necessários para o pleno desenvolvimento de todas as crianças.
O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurológica que afeta a comunicação, o comportamento social e a interação social. Cada pessoa com autismo é única, apresentando uma variedade de habilidades e desafios específicos. Reconhecer os sinais precoces é fundamental para proporcionar intervenções adequadas desde cedo.
Conforme Igor Bueno: “Entre os sinais de alerta estão dificuldades na comunicação verbal e não verbal, comportamentos repetitivos, dificuldades na interação social, sensibilidade sensorial e interesses restritos. O diagnóstico precoce e o suporte adequado são cruciais para maximizar o potencial de desenvolvimento da criança autista”.
O preconceito em relação ao autismo é um desafio significativo que muitas pessoas enfrentam diariamente. Infelizmente, a falta de compreensão sobre o transtorno contribui para estigmatização e discriminação, prejudicando a qualidade de vida das pessoas autistas e de suas famílias. Conforme Ana Carolina Rodrigues: “Uma forma comum de preconceito é a falta de informação. Muitas pessoas não compreendem a natureza do espectro autista, levando a estereótipos e ideias equivocadas. Isso pode resultar em tratamentos injustos, isolamento social e dificuldades de inclusão em ambientes educacionais, profissionais e sociais. Por isso, nosso projeto do livro “Diário Azul”, que é uma forma de levar informação, entendimento e empatia”.
A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino falou sobre o Centro de Referência do Transtorno Autista (CERTA). “O CERTA nasceu do apelo das famílias atípicas e teve o apoio dos vereadores da Câmara de Porto Alegre. Eu, como psicóloga e vereadora, sempre fui uma das defensoras da criação do Centro de Autismo, pois conheço essa realidade. Inclusive apresentei um oficio no início do meu mandato, na época, ao Dr. Alceu, que era o coordenador da saúde mental do município, juntamente com a Juline, mãe de uma criança autista, solicitando da criação deste centro. Após dois anos, o governo implantou o CERTA. Foi inaugurado em maio deste ano. E hoje, o CERTA já está em pleno atendimento, em torno de 300 crianças atendidas por mês. E tem todos os tratamentos necessários para o autista”.
O Deputado Sabino contribuiu com a palestra falando sobre a importância do amor e da empatia. “O que é mais forte dentro de ti? O bem ou o mal? Talvez alguns achem que seja o bem; outros o mal. Na verdade, o que é mais forte dentro de cada um de nós, é o que alimentamos. O que tu alimentas? Se tu plantas o bem, vai colher o bem. Desejo uma sociedade mais inclusiva, em que as crianças possam se sentir amparadas, acolhidas e valorizadas”.
Fabiana Nascimento, Coordenadora da Escola, ao promover essa iniciativa, demonstra uma visão com o comprometimento com a excelência educacional. As educadoras já tinham participado de uma formação pedagógica sobre ao autismo e também já tinham participado do II Seminário de Capacitação sobre Autismo, na Câmara de Vereadores, promovido pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino. “Capacitar a equipe em relação ao autismo não apenas reflete um posicionamento alinhado com os valores de inclusão, mas também destaca a nossa sensibilidade em relação às necessidades diversificadas da comunidade escolar”, disse Fabiana.
A palestra sobre autismo na Escola de Educação Infantil Vovó Ida, não foi apenas uma oportunidade de informar, mas uma ferramenta valiosa para construir uma comunidade escolar mais empática, inclusiva e capaz de proporcionar a cada criança o suporte necessário para florescer plenamente.
A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino e o Deputado são apoiadores da Escola, tendo já encaminhado demandas da instituição junto a prefeitura, bem como a vereadora destinou uma emenda parlamentar impositiva para o próximo ano.