No último sábado (18), ocorreu mais uma edição do projeto “Colo de Mãe” nos bairros Cristal, Camaquã e Cavalhada. A iniciativa, visa proporcionar suporte integral a mulheres grávidas, promovendo saúde física e emocional durante a gestação, e reuniu um time de profissionais comprometidos em proporcionar um ambiente acolhedor e informativo para as futuras mães. O projeto é desenvolvido pelos Gabinetes da Vereadora Tanise e Deputado Elizandro Sabino, tendo iniciado em 2021, e estando já na sua quinta edição. O projeto foi das 15h as 19h e aconteceu na sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Distrito Cristal, igreja esta, que a Vereadora Tanise Sabino deu seus primeiros passos na fé.
O evento contou com a participação ativa da comunidade local, consolidando o “Colo de Mãe” como um marco importante para a promoção da saúde e do bem-estar das gestantes da região. Na abertura, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino deu as boas vindas a todos, e logo pediu para a missionária Simone Vaz, esposa do Pastor Distrital da Camaquã, fazer uma oração de gratidão a Deus. Após, a vereadora explicou o que é o projeto, objetivos, finalidade e a programação da tarde. Cada gestante teve a oportunidade de se apresentar. Após a vereadora Tanise chamou a equipe coordenadora da 5ª edição do projeto colo de mãe e agradeceu cada um deles. O Pedro Sabino deu uma saudação em nome do time Sabino, o irmão Florentino, como co-pastor da igreja também deu uma saudação de boas vindas e a Izabel, mãe da Tanise, que é madrinha do projeto, também deixou a sua saudação.
A primeira palestra da tarde, foi ministrada pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, que falou “Sou mãe, e agora?”. Segundo a psicóloga: “ser mãe e pai é um processo a construção deste papel, sendo que muito aprendemos com os nossos próprios pais. Nossos pais são modelos em tudo, por isso, que devemos refletir, e pensar sobre a educação que recebemos e o que queremos reproduzir com os nossos filhos”. A psicóloga ainda explicou o conceito do Projeto de Colo de Mãe. “Os bebes precisam de colo. Algumas pessoas tem a ideia que o colo pode mimar a criança, e isso não é verdade. A falta de colo, inclusive, pode ocasionar uma série de consequências, como carência afetiva, egoísta, sem empatia, insegurança, baixa autoestima, depressão, propensa à vícios e criança tende a buscar em outros lugares o carinho”.
A segunda palestra proferida pelo Dr. Jefferson Boeira, Médico de Família e Comunidade da Unidade de Saúde Santa Fé da Prefeitura de Porto Alegre/RS e Médico de Emergência do Hospital de Pronto Socorro de Canoas/RS. O Médico destacou a importância do acompanhamento médico durante toda a gestação e principais orientações para o parto, pós-parto e cuidados com o bebê. Iniciou a palestra explicando os tipos de parto que existem, as consultas de pré-natal, principais cuidados com o bebê, consultas de puericultura (bebê), as consultas da puérpera (mãe) e as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Jefferson Boeira falou sobre o aleitamento referindo que: “o leite materno deve ser exclusivo até os 6 meses de idade. Não há necessidade de dar água ou chá. O leite materno já tem tudo que a criança precisa”. Ainda referiu sobre a importância dos cuidados, de se ter um olhar para a mãe, e não somente para o bebê. “Quando a mulher está grávida, todos os olhares são para a mulher. As pessoas se preocupam com as grávidas, gostam de conversar com elas, tocam na barriga, dão preferência em filas…mas quando o bebê nasce, todos os olhares são para o bebê. Ninguém pergunta mais como a mulher está”.
As enfermeiras Vanessa Telles Lamperti e Kaline Lígia Feitosa Cauduro, do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas compartilharam valiosas dicas sobre aleitamento materno, benefícios da amamentação para o bebê e para a mãe, tipos de mamilo, anatomia da mama, movimentos de ordenha manual das mamas, orientações para uma pega correta, posições para amamentar, sinais de fome e sinais de cansaço do bebê, sinais que seu bebê esta mamando bem, como terminar a mamada, dicas para aumentar sua produção de leite, mitos e verdades sobre as cólicas do bebê, como evitar dor e lesões nos mamilos e posições para o bebê arrotar. A enfermeira Kaline Lígia Feitosa Cauduro referiu que: “peito é fabrica, não é estoque! 80% do leite é produzido durante a mamada e não antes, por isso a mãe que amamenta não precisa ficar com a mama cheia, vazando leite Quanto mais o bebê sugar mais leite será produzido Não se assuste, seu leite não está diminuindo!”. Já a Vanessa Telles Lamperti, compartilhou as mentiras sobre a amamentação: “Seu leite é fraco, não é suficiente; é normal sentir dor amamentando; quem amamenta, não engravida; as fórmulas são como o leite materno; se desmamar o bebe, tu dormes a noite; o colostro não alimenta o bebê. Tudo isso é mentira”.
As Psicólogas Tanise Sabino e Vivian Garcia palestraram sobre a saúde mental, abordaram questões emocionais relacionadas à gravidez, oferecendo estratégias para lidar com os desafios emocionais comuns a esse período. Conforme Tanise: “Quando você se sente feliz e calmo, permite que seu bebê se desenvolva em um ambiente feliz e calmo. No entanto, emoções como estresse e ansiedade podem aumentar determinados hormônios em seu corpo, o que pode afetar o desenvolvimento do corpo e do cérebro do bebê”. Já, Vivian Garcia refletiu: “Mas o que leva o aumento do estresse durante a gestação? Muitos são os motivos. Embora constituir família seja empolgante e cheio de alegria, à medida que a gravidez avança, você pode se preocupar com as mudanças que isso trará. As mulheres grávidas podem se preocupar com aquilo que chamamos de fatores externos, como o futuro, finanças, moradia, suporte, emprego e cuidados médicos. Mas também existem os ditos fatores internos, como mudança no corpo, falta de libido, será que meu filho vai nascer perfeito? Vou conseguir voltar com meu corpo o pós parto? Vou conseguir amamentar? E também, as dores e desconfortos geram um estresse! Quem nunca se sentiu estressado por uma dor?”.
E a última palestra do dia, foi com a irmã Elisete Jacob, que trouxe uma perspectiva espiritual, oferecendo suporte emocional e espiritual às gestantes, destacando a importância do equilíbrio entre corpo, mente e espírito durante a gravidez. Elisete falou sobre o conceito da família, o porquê que a família é um Projeto de Deus e papeis dados por Deus dentro da Família (marido, esposa, filhos).
No encerramento da tarde de aprendizagem, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino entregou um diploma para cada uma das participantes, que, como ela mesma comentou, “é um gesto simbólico que os seus bebês já foram muito amados e celebrados mesmo antes do nascimento e que já vão nascer preparados para a vida”. As mães foram presenteadas com um exemplar da Bíblia Sagrada, um kit de enxoval para bebês e roupas para as mães. Tanise Sabino também agradeceu a presença da psicóloga Sirlei Salvador, que esteve acompanhando todo o projeto, com o objetivo de conhecê-lo. Também agradeceu as irmãs Karen Toledo (da congregação Jardim Camaquã) e Luana Paz (da congregação Tamandaré), ambas as congregações do Distrito Camaquã, que colaboraram na busca ativa das gestantes. Ao final do encontro, a irmã Elisete Jacob fez uma oração de encerramento do projeto.
A sexta edição do projeto “Colo de Mãe” já está sendo planejada, e será no bairro Partenon, reforçando o compromisso de contribuir para a construção de uma comunidade mais informada e acolhedora para as futuras mães.