No dia 30 de novembro a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino esteve na Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades (FADERS), reunida com seu presidente, Marco Lang e com o Coordenador do Centro de Referência do Transtorno Autista, Dr. Alceu Gomes Filho.
Entre outras pautas, foi proposta pela parlamentar que a Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CPTEA) possa ser retirada também no CERTA, facilitando o processo para as famílias. O presidente, Marco Lang, referiu ser plenamente possível atender essa solicitação e sugeriu que a equipe da FADERS possa realizar um treinamento com a equipe do CERTA com o objetivo de compartilhar o passo a passo para confecção da CPTEA e também a importância e funcionalidade de todos os recursos que estão disponíveis através deste documento. “A CPTEA de nosso estado é hoje a melhor do país, pois está incluso todos os itens obrigatórios conforme a legislação (LEI FEDERAL Nº 13.977/2020 – Lei Romeo Mion) e outros itens que também são importantes, como contato em caso de qualquer emergência ou mesmo durante uma crise. Por exemplo, se uma criança com TEA se perde de seus pais e está com a CPTEA, eles podem localizá-la, caso tenham realizado o cadastro completo na hora da confecção. Por outro lado, quem encontrar esta pessoa, poderá ler o QR Code e ter acesso ao telefone do responsável e nome do médico”, explica orgulhoso o presidente Marco Lang.
Tanise Sabino conta que recebe muitos contatos com dúvidas a cerca da CPTEA e entende que mesmo que o processo de confecção seja simples, todo apoio no sentido de facilitar ainda mais para as famílias, é bem-vindo. “Como o CERTA está em um local estratégico, pensado justamente para facilitar e agilizar o deslocamento das famílias e é lá que são realizados concluídos os diagnósticos, pensei em oferecer esta facilidade de que as carteiras pudessem ser retiradas lá e mais ainda: que a equipe possa auxiliar na sua confecção, incentivando para que todos os seus recursos sejam utilizados”, explica Tanise.
O processo de solicitação da CPTEA é feito através do site da FADERS (www.faders.rs.gov.br), contudo o único campo de preenchimento indispensável – além da identificação da pessoa – é o laudo médico com a comprovação do diagnóstico de TEA.
Na ocasião, explorando as funcionalidades no site da FADERS, foi acessado o Ciptômetro, onde ficam registradas todas as carteiras CPTEA emitidas, organizadas por cidade. Porto Alegre, por exemplo, na data da reunião, tinha contabilizado 3035 carteiras. Considerando que muitas famílias ainda não solicitaram a confecção do documento, este número é alarmante. “Por isso tenho um projeto de lei tramitando que prevê um censo da prefeitura com o público com TEA em nossa cidade, para que os serviços públicos possam ser dimensionados a partir de dados concretos e seja reduzido o tempo de espera por atendimento especializado”, compartilhou a parlamentar.
O presidente da FADERS também compartilhou conquistas que estão sendo implantadas pela entidade, como disponibilização de guaritas de salva-vidas acessíveis, ampliação do horário de atendimento e serviço de apoio a pessoas com mobilidade reduzida.
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