No último dia 11 de agosto, a vereadora Psicóloga Tanise Sabino, juntamente com os integrantes dos Grupos NATA e Núcleo de Apoio e Ressocialização Pessoal (NAREP), visitou um imóvel localizado no bairro Maria Gorete, próximo à Igreja São João e ao Bourbon Assis Brasil. O objetivo da visita foi conhecer o local para avaliar o interesse da Pacto em assinar o Termo de Permissão de Uso (TPU) para abrigar os grupos de apoio e ressocialização para os dependentes químicos. A atmosfera estava carregada de esperança e entusiasmo, à medida que todos percorriam os espaços cuidadosamente, percebendo a adequação do local para atender às necessidades das pessoas em busca de recuperação.
A Pacto possui dois grupos de apoio ao tratamento: o Grupo NATA, presidido por Ênio Silveira, e o Núcleo de Apoio e Ressocialização Pessoal (NAREP), presidido por Idelfonso Cruz da Silva. Os grupos de apoio desempenham um papel fundamental no tratamento da dependência química, oferecendo um ambiente de compreensão, empatia e suporte essencial para o processo de recuperação. Esses espaços proporcionam aos indivíduos a oportunidade de compartilhar suas experiências, desafios e conquistas com pessoas que passaram ou estão passando por situações semelhantes. Por meio de trocas genuínas e do estabelecimento de conexões significativas, os participantes percebem que não estão sozinhos em sua luta e encontram inspiração na superação de outros. Além disso, os grupos de apoio oferecem uma plataforma onde são discutidas estratégias de enfrentamento, ferramentas para lidar com gatilhos mentais e o desenvolvimento de habilidades para manter a sobriedade. Essa comunidade de apoio ajuda a fortalecer a resiliência emocional e a promover a sensação de pertencimento, fatores cruciais na construção de uma base sólida para uma vida livre das amarras da dependência química.
Ênio Silveira, presidente do Grupo NATA, afirmou: “Com certeza, este local é tudo o que precisamos. É um local promissor e despertou nosso interesse. Tem uma localização estratégica e instalações ótimas. Claro, será necessária uma reforma, mas tenho certeza de que será um excelente espaçopara o nosso trabalho”.
O gerente financeiro, Rui Sindermann, manifestou sua preocupação em relação ao aspecto financeiro: “A Pacto tem um histórico de superar desafios. Com certeza, este será mais um desafio. Teremos que elaborar um planejamento financeiro para a reforma e as despensas mensais. Mas acredito que seja possível com a colaboração de todos. Inclusive com este espaço, vamos poder ampliar nosso trabalho, investindo nos grupos de recuperação, bem como fazer outras atividades, como capacitação e treinamento”.
Idelfonso Cruz da Silva, presidente do Núcleo de Apoio e Ressocialização Pessoal (NAREP), expressou com entusiasmo: “Isso é tudo o que nós precisávamos. Expresso minha profunda gratidão pelo valioso espaço que estamos prestes a conseguir para garantir a realização de nossos grupos de apoio, por meio da articulação de nossa Vereadora Psicóloga Tanise Sabino. A conquista desse ambiente representa mais do que um simples espaço físico; é um símbolo tangível do comprometimento incansável e da dedicação de todos os envolvidos na recuperação de dependente químico. Aqui, vidas continuarão sendo transformadas e histórias de superação ganharão vida. Estou imensamente grato por esta oportunidade que nos permite estender uma mão amiga a quem necessita e construir uma comunidade de apoio capaz de inspirar mudanças significativas”.
A vereadora Tanise Sabino também expressou seu otimismo em relação à colaboração entre a prefeitura e a instituição, ressaltando a importância de tais parcerias para enfrentar desafios sociais complexos, como é o caso do tratamento da dependência química.
Com a visita concluída, o próximo passo será a equipe da Pacto se reunir na próxima semana, na terça-feira, para planejar meticulosamente as ações a serem realizadas no novo local. A reunião a ser realizada, tem como objetivo estabelecer um plano detalhado, abrangendo desde a estruturação dos grupos de apoio e o planejamento para angariar fundos para o pagamento das despesas até a implementação de programas de reabilitação específicos. A energia positiva gerada durante a visita servirá como um impulso inspirador para garantir que o local seja utilizado de maneira eficaz e compassiva, oferecendo esperança e oportunidade de transformação para aqueles que buscam superar a dependência química.
Estiveram presentes: o gerente financeiro da Pacto, Rui Sindermann; Ênio Oliveira, Diogo Biazotto, Alex Pinheiro, Idelfonso Cruz da Silva, Ederson Testa e Gilson Joni.