Centenas de pessoas compareceram na manhã escaldante deste domingo, 7 de janeiro ao Parque da Redenção para participar da 3ª Caminhada do Janeiro Branco promovida pela Frente Parlamentar da Saúde Mental, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, presidida pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino.
Antes de iniciar a caminhada, Tanise destacou a importância da pauta lembrada pelo Janeiro Branco – a saúde mental – estar o ano todo em discussão e destacou as conquistas em relação as politicas públicas nesta área: “Porto Alegre agora tem um Centro de Referência do Transtorno Autista, Psicólogos nas escolas e em breve terá mais um Centro de Atenção Psico Social (CAPS) no bairro Morro Santana para somar aos 15 já existentes. Mas ainda é preciso avançar mais e estamos trabalhando para que os postos de saúde também tenham psicólogos”, reforçou Tanise.
O Prefeito Sebastião Melo também prestigiou o evento e destacou que a saúde mental é a base para que os cidadãos possam enfrentar os desafios do dia-a-dia e elogiou o empenho de Tanise em prol desta temática: “Durante a pandemia ficou evidente a necessidade de discutirmos a saúde mental e também promovê-la”.
O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Júnior e o Presente do CREMERS, Dr. Eduardo Trindade também caminharam pela Saúde Mental, destacando o total apoio das entidades a discussão e promoção da Saúde Mental o ano todo.
O Deputado Sabino, autor da Lei estadual que institui o Janeiro Branco como mês de conscientização para a Saúde Mental esteve presente no evento e reforçou a importância do trabalho inédito que vem sendo desenvolvido pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino: “Fui por duas gestões vereador desta capital e atualmente estou no segundo mandato na Assembleia Legislstiva e nunca antes a questão da Saúde Mental foi trazida ao parlamento e trabalhada com tanta propriedade e persistência”, destacou Sabino.
Durante a caminhada foram distribuídos materiais informativos com dicas para promover a saúde mental diariamente e também procurar ajuda, caso seja necessário.
Também somaram-se a esta
mobilização em prol da conscientização sobre a importância da prevenção e discussão da Saúde Mental o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Ritter; o Secretário Adjunto de Administração e Patrimônio, Richard Dias; o Coordenador do CERTA, Alceu Gomes Filho; o presidente municipal do PRD, Wambert di Lorenzo; o Serviço Residencial Terapêutico Nova Vida; os grupos de Autoajuda no tratamento da dependência química Recuperasamba, NATA, NAREP, Projeto Mais Família e PACTO.
Participaram da 3ª Caminhada do Janeiro Branco não apenas cidadãos de Porto Alegre, mas os entusiastas da causa que vieram das cidades de Caxias do Sul, Sapiranga, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Eldorado do Sul, Cachoeirinha, Guaíba e Gravataí.