Na tarde do dia 19 de março, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino palestrou na Associação Pais Amigos e Pessoas com Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil (APABB). A palestra foi dirigida aos familiares com o tema “Qualidade de vida: Saúde Física e Mental para o bem-estar de quem cuida”.
Conforme a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino: “A saúde mental dos próprios pais, de filhos com necessidades especiais, não pode ser subestimada. Quando um filho nasce com uma deficiência ou desenvolve uma ao longo da vida, isso pode representar um desafio emocional imenso para os pais. É um momento de ajuste, de lidar com expectativas não realizadas e de enfrentar uma nova realidade que pode ser repleta de incertezas e preocupações”.
Nesse contexto, a psicóloga Tanise Sabino abordou os sentimentos despertados nas famílias. “Muitas vezes, os pais podem se sentir isolados ou desconfortáveis em compartilhar seus pensamentos com outras pessoas, com medo de serem mal compreendidos ou de parecerem fracos. Por isso a importância de espaços como estes aqui na Associação, pois permite que vocês se conectem com outros pais que estão passando por experiências semelhantes, criando uma rede de apoio crucial”.
A palestra abordou diversos tópicos, como: orientações de como lidar com o estresse e a ansiedade que podem surgir ao cuidar de um filho com necessidades especiais; educação sobre questões como depressão, ansiedade e esgotamento parental; e bem-estar do familiar. Muitas vezes, os pais ficam tão envolvidos nos cuidados do filho que negligenciam sua própria saúde mental, e a vereadora Tanise lembrou da importância de cuidar de si mesmos também.
A Paula Turck, assistente social e a auxiliar administrativo, Suzi Nazarereh Machado agradeceram a contribuição da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino. “Foi muito bom este momento, e te agradecemos, pois é fundamental refletirmos sobre a saúde mental do cuidador. Ao reconhecer e atender às necessidades emocionais dos pais, podemos ajudar a fortalecer as famílias e promover o bem-estar de todos os envolvidos”, referiu Paula Turck.