Na manhã de hoje, a vereadora Tanise Sabino, que também é psicóloga de formação há 20 anos, recebeu em seu gabinete na Câmara Municipal de Vereadores, a Marta Fradrique, coordenadora da Saúde Mental da Prefeitura de Porto Alegre. O encontro teve como objetivo principal estabelecer uma aproximação entre o parlamento e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e discutir possíveis parcerias e projetos voltados para a saúde mental da capital.
Durante a reunião, ambas as profissionais tiveram a oportunidade de apresentar seus respectivos trabalhos e experiências na área da saúde mental, destacando iniciativas já em curso e projetos futuros. A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino enfatizou a importância de uma abordagem integrada, transversal e multidisciplinar para promover o bem-estar psicológico da população. Tanise compartilhou os roteiros que está fazendo para visitar todos os Caps da cidade (são 15), o investimento que tem realizado em emendas parlamentares na saúde mental e a necessidade de criar o CERTA+. Já Marta Fadrique ressaltou a necessidade de ampliar o acesso aos serviços de saúde mental e reduzir o estigma associado às doenças psicológicas.
“Quando assumi como vereadora em 2021, uma das primeiras ações que realizei foi solicitar uma reunião com a coordenação da saúde mental da prefeitura. Na época, o responsável era o Dr. Alceu Gomes, que eu não conhecia anteriormente. Tive meu primeiro contato com ele quando veio ao meu gabinete. Após algum tempo, ele foi convidado a trabalhar no Hospital Presidente Vargas, e então a Dra. Cristiane Stracke assumiu a coordenação, momento em que me aproximei dela. Agora, estamos reunidas aqui no meu gabinete, e é um prazer te receber aqui. Para mim, mais importante do que o cargo de Secretário de Saúde do município, é o cargo de coordenação da saúde mental, pois minha principal pauta no meu mandato é a saúde mental, e preciso acompanhar as ações do executivo nesse sentido”, afirmou a vereadora Tanise Sabino.
Além disso, foram discutidas possíveis ações conjuntas entre o Legislativo e o Executivo municipal, visando implementar políticas públicas eficazes na área da saúde mental, bem como promover campanhas de conscientização e prevenção.
Ao final do encontro, Tanise Sabino se colocou a disposição da Coordenação da Saúde Mental, com o objetivo de contribuir nos projetos e propostas que atendam às demandas da população no que diz respeito à saúde mental. “É fundamental que o poder público esteja engajado na promoção do bem-estar psicológico de nossos cidadãos, e esta parceria entre a Câmara de Vereadores e Executivo é fundamental”, ressaltou a Tanise Sabino.
PrevPalestrantes abordam Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escola especial: educação e famílias unidas pela compreensão12 abril 2024NextMelo anuncia sua pré-candidatura à reeleição de Prefeito da capital gaúcha15 abril 2024