Na tarde desta segunda-feira, dia 18 de novembro, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino realizou na Câmara de Vereadores de Porto Alegre uma homenagem à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, exaltando os 200 anos de presença luterana no Brasil e seu legado para a sociedade. Em sua fala a parlamentar destacou o a atuação desta igreja que vai além das paredes dos templos e torna-se um braço poderoso auxiliando o fortalecimento da sociedade através do trabalho diaconal e educacional: “Só na Comunidade Evangélica de Porto Alegre, CEPA – que é o braço filantrópico da IECLB em Porto Alegre – são oito escolas, nas quais são atendidos cerca de 5.600 alunos. Igualmente, a CEPA mantém sete unidades sociais e diaconais que acolhe diariamente 750 crianças a partir de seis meses, adolescentes até completarem 18 anos e idosos em situação de risco e vulnerabilidade social e econômica, incluindo atenção para muitas de suas famílias.”
Exemplo desta atuação, Tanise destacou a Casa de Passagem São Lucas, que presta um valoroso serviço para nossa cidade, recebendo pacientes que vem a capital para tratamento de saúde e principalmente, que aguardam pela doação de órgãos. “Quando conheci a Casa de Passagem fiquei impressionada pelo trabalho que lá é desenvolvido sob a tutela da Elisângela, tendo inclusive destinado emendas parlamentares impositivas nos anos de 2023 e 2024. E espero poder seguir contribuir para este importante trabalho, uma vez que a causa de doação de órgãos me é muito cara”, salientou a parlamentar.
A Pastora Presidente Nacional da IECLB, Silvia Beatrice Genz prestigiou a homenagem e em sua fala na tribuna destacou a atuação da Igreja a partir de chegada dos primeiros emigrantes ao Rio Grande do Sul, versando sobre os princípios e as crenças que norteiam a atuação da IECLB. “Temos como legado, deixado por pessoas herdeiras da presença luterana, de um povo que veio de vários países europeus e de outros que se integraram ao longo dessa história, que é o zelo pela educação. O ensino desde os primórdios desta história foi fundamental para a constituição da comunidade Nossos antepassados, ao edificarem comunidade ao lado da igreja, construíram uma escola para meninos e meninas. Não menos importante foi o cuidado pela saúde integral. Em meio às dificuldades das colônias, há 200 anos, as mulheres assumiram este cuidado pela saúde, com dedicação imensurável, cuidaram da vida de crianças, parturientes, de pessoas idosas, de todas as pessoas enfermas, o fizeram através do uso de chás, aromas e muito amor.”
A pastora Sílvia Genz, que não apenas é a primeira mulher eleita – e reeleita – pastora presidente na história da IECLB falou também de futuro: “Queremos crescer como igreja, queremos crescer de tamanho, mas também em relevância. Queremos crescer ao lado de outras igrejas que anunciam Jesus Cristo como Senhor. Queremos defender sempre a vida, a ética, a democracia, o ensino de qualidade, a transparência. Valores que entendemos são essenciais também para todos os poderes constituídos em nosso país. Defendemos o estado laico, pois o início de nossos antepassados. Aqui, eles não foram reconhecidos como cidadãos e cidadãs, porque a igreja e o Estado estavam unidos e só tinha a igreja católica. Por isso, defendemos o Estado laico e que durante a semana celebramos o dia 15 de outubro com a República, se tornou possível aos nossos antepassados terem um templo com aparência de templo e também um sino e torre, para demonstrar assim a sua presença neste país.”
Finalizando sua fala na tribuna, Sílvia agradeceu mais uma vez a proposição da Vereadora Tanise como uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho da igreja – que escolheu Porto Alegre para ser a sua sede nacional – e também reafimar o compromisso público com o testemunho e prática do Evangelho: “Psicóloga Tanise Sabino, foi muito bom você ter nos convidado para podermos aqui manifestar a nossa presença luterana neste país e celebrar os 200 anos desta caminhada. Pedimos que Deus nos fortaleça, oriente e capacite para sermos a mudança que almejamos e sermos um testemunho vivo no país, na cidade, no local onde vivemos. E podemos ser isto para toda a sociedade, amando um ao outro, como o Senhor Jesus disse, amai-vos uns aos outros, como eu amo vocês. Gratidão por este momento.”
Um dos motivos confessos de Tanise Sabino por sua admiração pela IECLB é a relevância dada a educação como ferramenta de transformação e fortalecimento da sociedade. Ela própria tem o incentivo à capacitação como compromisso de seu mandato. Neste sentido, o Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, Carlos Eduardo Müller Bock, também presente na homenagem realizada por Tanise enfatizou em sua fala: “ a gente luterana trouxe em seu DNA a questão da educação, do cuidado com o outro, a questão da saúde, nós temos vários elementos nisso. Vale lembrar que no Rio Grande do Sul só tinha uma escola, que era a Escola Militar de Porto Alegre, quando nasceu já, em 1826, a primeira escola evangélica em São Leopoldo, ou seja, enquanto o Estado ainda nem tinha escolas, nós já tínhamos ali uma escola funcionando, porque estavam no DNA, o pessoal precisava de educação.”
Apenas no Sínodo liderado pelo Pastor Carlos Bock, existem duas faculdades, 12 escolas e 15 abrigos que acolhem crianças, e também mulheres vítimas de violência. “Então eu queria lembrar essa ideia de que estar presente e atuante na sociedade, nasce lá com o Lutero, e permanece viva até hoje em nossa atuação” – enfatizou o Pastor Sinodal.
Elogiando a proposição de Tanise Sabino e sua atuação no parlamento em prol da vida e dos valores cristãos, o Pastor Sinodal finalizou sua fala em sintonia com a Pastora Presidente, reafirmando o compromisso com com a sociedade e exercício da fé na vivência diária:
“ Nós somos uma igreja que está aqui colaborando para que a gente tenha uma sociedade boa, para que haja um bom exercício da política e da economia. Porque o bom exercício da política e o bom exercício da economia foi fazer com que nós vivamos melhor, que era um desejo de Jesus dizendo que desejava a todos nós uma vida abundante. E uma vida abundante, precisa de educação, precisa de uma boa economia, precisa de cuidados, precisa de saúde. Precisam, sim, da plenitude que a gente tem necessidade. Então, obrigado por nos chamarem aqui, pra gente poder dizer um pouquinho do que a gente também tem feito nessa sociedade gaúcha e também no Brasil.” finalizou.
Diante deste testemunho enfático e inquestionável do testemunho luterano, Tanise reafirmou: “Nesta tarde especial, de homenagem, mais uma vez quero parabenizar a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, A IECLB, por seu testemunho público e pelo o estímulo para que possamos louvar e celebrar em nome de Deus em todos os lugares e para todas as pessoas.”
Como cristã e participante atuante da Igreja Assembleia de Deus, Tanise Sabino finalizou sua fala com as palavras bíblicas da 1º Carta de Coríntios, 2:9, onde o apóstolo Paulo diz: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”, recitou Tanise, praticamente em coro com a Pastora Presidente Sílvia – realçando que com isto sua homenagem e deferência não se refere apenas ao legado, desafios superados, mas a certeza proveniente da fé por tudo aquilo que ainda há de ser conquistado!
Além de diversas lideranças da IECLB que prestigiaram a homenagem na plenária – entre eles o Pastor Primeiro Vice Presidente da IECLB, Mauro Souza; participaram da mesa de autoridades a Pastora Presidente Nacional, Silvia Beatrice Genz; ao Pastor Sinodal Carlos Eduardo Müller Bock, ao Presidente da Comunidade Evangélica de Porto Alegre, Carlos Wünshe e ao Tesoureiro da União das Comunidades em Porto Alegre, Alvorada e Viamão, Pastor Claus Dreher.