O dia 19 de outubro deu início a I Semana Cultural Gospel de Porto Alegre, de acordo com a Lei 13.521/2023, de autoria da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, aprovada por unanimidade nas comissões e sancionada pelo Prefeito Sebastião Melo em 26 de julho deste ano.
A abertura oficial iniciou com uma solenidade na Câmara de Vereadores, reunindo líderes religiosos, com destaque para o Pastor Presidente da Convenção Nacional de Igrejas Independentes do Brasil (CONIIB), o Pastor Osvaldo de Oliveira, de quem partiu a demanda de formular esta lei e encaminhou à vereadora Tanise, que prontamente atendeu ao pedido e protocolou na Câmara. Também marcaram presença o Segundo Vice Presidente do CONIIB, Pastor Eliseu Meneghetti; o Pastor Edmilson Freire, da Casa Church; o Pastor Milton de Jesus, da Igreja Manancial; o Pastor Rodrigo Tavares, da Manancial de Vida; o Deputado Estadual Sabino, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e o vereador Tiago Albrecht, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa e Estado Laico.
Após os pronunciamentos das autoridades da mesa de abertura, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino proferiu uma palestra sobre a saúde mental das lideranças cristãs, pois é fundamental responder com atitude a clássica pergunta: “quem cuida do cuidador”. Conforme a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino: “a pressão e as responsabilidades inerentes ao papel pastoral frequentemente podem levar a desafios significativos na esfera da saúde mental. É necessário gerenciar o estresse e a ansiedade, mas também destinar tempo para o autocuidado e a compreensão das questões de saúde mental. Precisamos contribuir para a construção de líderes cristãos mais resilientes, capacitados a lidar com os desafios do ministério de uma maneira saudável e equilibrada”, disse Tanise.
A programação da I Semana Cultural Gospel incluirá uma palestra sobre câncer de mama no turno da tarde e nos dias 24 e 25 de outubro, será montada uma estrutura de tendas da Riart no Largo Glênio Peres, entre o Mercado Público e o Chalé da Praça XV, bem no coração de Porto Alegre, com palco para apresentações artísticas, testemunhos, evangelização e também um estúdio para a realização de podcasts. Para estes dois dias, preparou-se uma programação diversa e inclusiva, de forma a expressar toda a riqueza da cultura gospel. No palco, as mais variadas expressões artísticas, sempre louvando a Deus: dança, teatro, rap, samba, pagode, rock e muito mais.