Na tarde do dia 20 de dezembro a Vereadora Psicóloga oportunizou o encontro entre uma das fundadoras da Associação Gaúcha de Familiares dos Pacientes com Esquizofrenia (AGAFAPE), Helena Zelmanovitz com o Provedor da Santa Casa, Alfredo Englert. O motivo da visita foi a doação de mantas confeccionadas pela AGAFAPE ao serviço neonatal da Santa Casa.
Em função da última sessão plenária do ano, Tanise Sabino não pode participar, mas foi representada pela liderança Marta Motta que reforçou o compromisso de Tanise Sabino com a saúde mental e seu envolvimento com a AGAFAPE. O provedor da Santa Casa, Alfredo Englert, agradeceu a doação e elogiou o engajamento da parlamentar: “Sabemos do compromisso da Tanise com a saúde mental e sua preocupação em qualificar a rede de apoio aos cidadãos. Tanto ela quanto o Deputado Sabino são parceiros de longa data da Santa Casa e já nos ajudaram a viabilizar importantes conquistas para os pacientes, como um equipamento de ponta para a oftalmologia e a melhoria da ambiência para as pessoas que realizam hemodiálise”, lembrou Englert, apresentado a Gerente do Hospital Santa Clara, Lígia Petrucci Lubbe; e a supervisora da Assistência Social, Melissa Assmann Saraiva; que também participaram da reunião e compartilharam a destinação da doação.
“As mantas irão para a Sala de Voluntariado do Hospital Santa Clara, onde este amor será compartilhado com as famílias em situação de vulnerabilidade social”, informou Lígia.
O grupo ficou impressionado com a beleza das mantas confeccionadas por Dona Helena, que contou sobre como a atividade é terapêutica para ela: “Produzo pelo menos uma destas mantas por semana e esta tarefa tem dupla função: retribuir o carinho que recebi desde que minha filha Cláudia teve o diagnóstico de esquizofrenia confirmado e também ajuda a preservar minha saúde mental. Fico muito feliz que as mantas possam ser carinho e acolhida para outras mães”.
A Assistente Social da AGAFAPE, Bruna Aguirre, descreveu o momento como: “Uma atitude singela e repleta de significados: por intermédio da nossa madrinha, Tanise Sabino, entregamos a doação de mantas para o setor de neonatal da Santa Casa e com isso compartilhamos todo o carinho que recebemos. As mantas confeccionadas, uma a uma, com todo cuidado pela Dona Helena são quadradinhos de amor: neles encontramos uma linda forma de transmitir afeto e cuidado por meio de linhas e fios”.
Os insumos utilizados para a fabricação das mantas foram viabilizados através de recurso disponibilizado pela Vereadora Tanise Sabino através de emenda parlamentar destinada a AGAFAPE. Tendo a Saúde Mental como grande propósito de seu mandato, Tanise está sempre em contato com a AGAFAPE, apoiando a entidade, prestigiando suas atividades e interagindo com familiares e pacientes. Desta convivência já nasceram duas leis, uma sancionado em julho deste ano pelo Prefeito, que institui o “Maio Verde” – mês de conscientização sobre a esquizofrenia, no calendário oficial de Porto Alegre; e outra que ainda está tramitando, que prevê que o laudo de esquizofrenia seja permanente, uma vez que este transtorno não tem cura, apenas tratamento.20