Em Convenção gigante, o PP promete chacoalhar o Rio Grande do Sul com uma campanha alegre, pacífica e de celebração da democracia.
O Progressistas oficializou em Convenção Estadual chapa completa para as eleições majoritárias do Rio Grande do Sul e a nominata de candidatos para as eleições proporcionais. O auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, ficou pequeno para comportar as centenas de militantes e convencionais, dirigentes partidários e deputados federais e estaduais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todas as regiões do Estado. A festa tomou a área externa da Assembleia Legislativa e se espalhou pela Praça da Matriz, no centro histórico. O clima era de vitória: Heinze é considerado imbatível, não perdeu nenhuma das sete eleições que disputou, desde a primeira para prefeito de São Borja, passando pelas cinco de deputado ou a disputa pelo Senado. Ele é engenheiro agrônomo e produtor rural, e se consagrou como um grande defensor do agronegócio.
Ao ser anunciado como candidato ao governo, o senador Luis Carlos Heinze foi taxativo e anunciou a Educação como prioridade. “Vou elevar a qualidade do ensino médio novamente ao topo do quadro nacional. Hoje estamos nos últimos lugares da federação em disciplinas como matemática e português. Não aceito o rebaixamento, e a culpa não é nem dos professores, todos preparados, nem da pandemia, pois isso já vem acontecendo há décadas. O gaúcho já teve orgulho de ter a melhor Educação do país, e vou agir firmemente. Quem me conhece sabe que onde coloco as mãos as coisas acontecem”, afirmou Heinze.
A candidata a vice na chapa do governo, a vereadora de Porto Alegre, Tanise Sabino, será homologada na Convenção do PTB neste domingo (31/07). Ela também especificou sua principal bandeira: a construção de um programa completo na área da Saúde Mental. “O Rio Grande do Sul será pioneiro de um programa abrangente para cuidados a quem sofre de ansiedade, depressão crônica e de uma série de outros transtornos. Vamos observar desde a fase da aprendizagem, com a implementação gradual de um psicólogo em cada escola, até a oferta de espaços multidisciplinares em todas as microrregiões, sob a supervisão de psiquiatras, na busca de tratamentos”, garantiu a Tanise.
Outra vereadora, a Comandante Nádia, levantou o público ao se posicionar como a nova senadora bolsonarista pelo Rio Grande do Sul. Ela foi homologada como candidata ao Senado e defende valores conservadores e o conceito de Segurança mais efetiva nas ruas. Nádia foi a primeira mulher a comandar um Batalhão da Polícia Militar e defende que, somente com o incremento do setor de inteligência e com tropas maiores nas ruas, a população poderá ter sensação de segurança. “Também é necessário rever leis. Considero um absurdo que marginais estejam soltos enquanto a população tem que se trancar dentro de casa”, resumiu.
O Progressistas gaúcho foi a primeira sigla a oficializar um pré-candidato à corrida ao Piratini, em junho de 2021. O presidente estadual do PP, Celso Bernardi, conduziu a convenção. Em seu pronunciamento ele lembrou que o partido é o maior do estado, tanto em diretórios constituídos em 497 municípios como em número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. “Faremos uma campanha fortemente municipalista, com apoio personalizado a todos os 53 candidatos a deputado estadual e 31 candidatos a deputado federal. O Progressistas tem foco no aprimoramento da gestão pública – este é o ponto em comum de todos os nossos nomes.
Plano de Governo – coordenado pelo prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, o documento foi estruturado a partir de encontros e debates com representantes da sociedade civil em todas as regiões do estado e também com contribuições via internet. Ao todo foram ouvidas quase 20 mil pessoas. O Plano retrata os anseios e expectativas do cidadão gaúcho, observando as limitações do estado, aponta novas direções e define projetos. São 189 ideias, divididas em 11 áreas. De acordo com Pascoal, o compromisso é de estabelecer parceria com toda a sociedade e focar nas melhores práticas de gestão pública, na transparência e na busca por um Rio Grande mais justo para todos.
Fonte: Assessoria de imprensa Agência Euro