Nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, a Assembleia Legislativa do RS instalou a Frente Parlamentar para Debater a Saúde, Educação, Segurança e Produção no Campo. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Sabino, que assume, a partir de agora, a presidência da Frente Parlamentar.
Segundo o proponente, o objetivo do grupo de trabalho é atuar diretamente no debate sobre a implementação de políticas públicas relacionadas à saúde, educação, segurança e produção no campo, proporcionando ainda debate e ações estratégicas. “Estamos comprometidos em abordar e debater questões vitais para o desenvolvimento e a qualidade de vida no campo, compreendendo que isso vai além da atividade produtiva, precisamos abordar as diversas dimensões que afetam a vida das famílias que residem e atuam nas áreas rurais do nosso Estado,” destacou o presidente Sabino.
Além disso, o parlamentar ressaltou que a Frente Parlamentar visa debater diversos temas, entre eles: a saúde no campo, relacionada ao bem-estar físico, mental e social das pessoas que vivem e trabalham nas áreas rurais; o acesso a serviços de saúde e a alimentação adequada; o acesso a educação de qualidade, ao transporte escolar e o fomento ao ensino agrícola; a regularização das atividades agropecuárias, além da proteção contra o abigeato e a garantia de segurança econômica para os produtores. “Portanto, o objetivo principal desta Frente Parlamentar é promover o debate e buscar soluções efetivas para as questões que afetam diretamente a vida no campo,” finalizou Sabino.
O diretor financeiro da Federação da Agricultura do RS – Farsul, José de Alcindo de Souza Ávila, destacou em seu discurso o importante trabalho realizado no Brasil, na área da produção. “Para mim é muito fácil falar sobre, porque há anos sou produtor rural e estou há anos na Farsul, e venho acompanhando a evolução e mostrando às pessoas qual é a capacidade de produção do homem do campo. Contem conosco, para sermos parceiros nesse trabalho. Sucesso para a Frente Parlamentar!”.
O vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs, prefeito de Barra do Rio Azul Marcelo Arruda, destacou em sua fala a evolução do trabalho agrícola. “Trazer, em nome da famurs, que representa as 497 cidades, o nosso agradecimento e reconhecimento por essa importante Frente Parlamentar, que vai debater um tema que movimenta e que está no DNA do Rio Grande do Sul, o agronegócio. No passado tivemos uma agricultura de muito trabalho e muita dificuldade, mas graças a atuação dos poderes públicos nós viramos essa chave e o nosso Estado vive um novo momento, onde o agronegócio vem se desenvolvendo, pela parceria do Governo Estadual, da Assembleia Legislativa e dos Municípios.”
Estiveram presentes: vice-presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereadora Tanise Sabino; diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da Secretaria de Saúde, Tatiane Pires Bernardes; coordenadora da Área Técnica de Saúde da População do Campo, Floresta e Águas, Rafaela da Vitória; chefe da Divisão da Educação de Jovens e Adultos da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação, Profª Claudia Feijó da Silva Fraga; diretor financeiro da Federação da Agricultura do RS – Farsul, José de Alcindo de Souza Ávila; vice-presidente Desireé Möller e diretor executivo Fernando Azambuja e da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça – Febrac; vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs, prefeito de Barra do Rio Azul Marcelo Arruda; secretária geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag, Jaciara Muller; diretor executivo da Associação Gaúcha de Empresas Florestais – Ageflor, Jorge Heineken; representando o Sindicato Rural de São Francisco de Paula, Rafael Marques; representando o Sindifisco, José Eduardo Jasnievicz.