No dia 6 de fevereiro, durante o período do Grande Expediente, o deputado estadual Sabino utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para prestar uma homenagem ao Centenário da Igreja Assembleia de Deus no Estado. No primeiro Grande Expediente de 2024, as galerias do Plenário 20 de Setembro reuniram um grande público para celebrar e honrar os cem anos de história da instituição. Ao longo de seu discurso, Sabino destacou a trajetória inspiradora e o impacto significativo da Assembleia de Deus na vida de milhares de gaúchos durante os últimos cem anos. As raízes da denominação no Rio Grande do Sul iniciaram em abril de 1924, quando o primeiro culto pentecostal foi realizado em uma simples capela na Rua Maryland, Bairro Montserrat, em Porto Alegre. “Naquela ocasião histórica, o Missionário Gustavo Nordlund, sua esposa, irmã Elizabeth, e seu filho Herbert, realizaram um culto, somente os três, e, de repente, começou uma tempestade. Um senhor de 70 anos, buscou abrigo dentro da capela, o nome dele era João Correia da Rosa. Neste dia, ele aceitou Jesus como seu salvador, tornando-se o primeiro membro da Igreja Assembleia de Deus no Estado. Essa capela modesta, com somente 4 bancos e que acomodava apenas 20 pessoas, foi o berço da primeira Igreja no Rio Grande do Sul. Uma inspiradora história e que hoje nos alegra recordar e, principalmente: nos motiva”, destacou o deputado.
O deputado citou pessoas importantes da história da denominação, como o Missionário Gustavo Nordlund e o Pastor Nils Taranger, que dedicaram suas vidas ao fortalecimento da obra religiosa e ao serviço social. Sabino também compartilhou sua conexão pessoal com a Assembleia de Deus, mencionando seu pai, que foi pastor e vereador da igreja e que hoje é pastor jubilado, após mais de 40 anos de ministério pastoral. E seu próprio envolvimento desde a sua juventude, quando com 14 anos de idade começou a pregar o evangelho e, até hoje, desempenha o ministério de pregação. “Costumo dizer que nas minhas veias correm esse DNA. Me honra ser o deputado estadual que desde que cheguei nesta Casa, represento a nossa Igreja Assembleia de Deus no parlamento e poder neste tempo estar concedendo essa justa e merecida homenagem. E utilizar do período do primeiro Grande Expediente de 2024, o ano do Centenário, para contar esta inspiradora história”, relembrou Sabino.
Em sua mensagem, o parlamentar enfatizou a importância da liberdade religiosa e a importância da Igreja continuar propagando os valores de fé, amor, esperança e paz. A homenagem prestada pelo deputado Sabino reafirma o reconhecimento da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul à contribuição valiosa das comunidades religiosas no Estado e marca um momento de celebração e reflexão sobre os cem anos de história da Assembleia de Deus.
Ao final do Grande Expediente, Sabino entregou uma placa em homenagem ao Centenário das Assembleias de Deus no Estado ao Pastor Geraldino Silva, presidente da Convenção dos Pastores das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus do RS – CIEPADERGS. E no encerramento, foi realizada uma apresentação musical do Coral da Assembleia de Deus.
Fizeram parte da mesa oficial: o presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Adolfo Brito; o Pr. Geraldino Silva, Presidente da Convenção dos Pastores das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus do RS (CIEPADERGS), a irmã Lenir Silva, esposa do Pastor Geraldino; a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre; Pr Ibaldo e Pr Edegar de Souza.