No domingo, dia 7 de janeiro de 2024, será realizada a terceira edição da Caminhada do Janeiro Branco, mês dedicado à promoção da saúde mental. O evento, organizado pela Frente Parlamentar da Saúde Mental da Câmara de Vereadores, sob a liderança da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, terá o apoio do Gabinete do Deputado Elizandro Sabino.
A concentração está marcada para iniciar às 9h30min, junto ao Monumento ao Expedicionário no Parque Farroupilha (Brique da Redenção), com a saída da caminhada prevista para as 10h30. O trajeto percorrerá menos de 1 km, com duração aproximada de 10 minutos, partindo do Monumento ao Expedicionário até a Av. Osvaldo Aranha.
Tanise Sabino conta que “o tema central desta edição é Saúde Mental o Ano Todo, reforçando a importância de manter a discussão e reflexão sobre o tema ao longo de todo o ano, não somente em janeiro. Precisamos conscientizar a sociedade sobre questões relacionadas à saúde mental, quebrando estigmas que ainda existem relativos ao tema”.
A campanha Janeiro Branco, criada em 2014 pelo psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão, ganha destaque a cada ano, buscando ampliar o diálogo sobre a saúde mental e desmistificar tabus associados ao tema. Em 2019, no estado do Rio Grande do Sul, o Deputado Estadual Elizandro Sabino criou a Lei 15.412/2019, que instituiu no Estado do RS a campanha do Janeiro Branco, mês de promoção à saúde mental. Neste ano, foi sancionada a Lei Federal 14.556/23 do Executivo, que institui a campanha Janeiro Branco, dedicada à promoção da saúde mental.
A 3ª Caminhada do Janeiro Branco é aberta ao público, e todos são convidados a usar roupas na cor branca, em conformidade com o tema da campanha ou adquirir a camiseta personalizada através do gabinete da vereadora Tanise Sabino.
Anote em sua agenda:
Data: 07 de janeiro de 2024 (domingo)
Horário de Concentração: 9h30min às 10h30
Saída da Caminhada: 10h30
Local de Encontro: Monumento ao Expedicionário do Parque Farroupilha (Brique da Redenção)
Trajeto: do Monumento ao Expedicionário até a Av. Osvaldo Aranha (menos de 1 km)”