No mês de setembro, a pedido da Vereadora Tanise Sabino, foram realizadas capacitações pelo Governo Municipal sobre a campanha do Setembro Amarelo. Como Presidente da Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental e da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, a Vereadora encaminhou através de ofício, em que foi entregue em reunião ao Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, no dia 03 de agosto, a solicitação de capacitação aos servidores públicos municipais.
Uma das capacitações sugeridas pela parlamentar foi destinada para os servidores da Secretaria Municipal Educação (SMED), em especial aos professores, tendo em vista que a escola pode ser um espaço em que sintomas de sofrimento psíquico podem ser observados. Assim, torna-se fundamental que os professores sejam capacitados na identificação destes sinais e sintomas para o risco do suicídio. A SMED já encaminhou a solicitação da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino e foi realizada uma LIVE com a temática “Setembro Amarelo: a escola como espaço de prevenção ao suicídio”, que foi realizada no dia 13 de setembro. Na ocasião, as palestrantes foram a Mestre em Psicologia, Marta Fadrique e a Doutora em Psicologia Social e Institucional, Jéssica Prudente . A live contou com a mediação da Coordenadora do Setor de Desenvolvimento de Pessoas da SMED, Lúcia Almeida, mestre e doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS.
Outra solicitação pela Psicóloga Vereadora Tanise Sabino foi a realização de capacitação pela Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) da Prefeitura de Porto Alegre para os demais servidores do município, sobre o tema da saúde mental e prevenção ao suicídio. A iniciativa foi realizada em parceria com a Escola do Legislativo Julieta Battistioli da Câmara Municipal, de modo virtual, no dia 22 de setembro. O evento foi dirigida aos servidores da prefeitura e contou com duração de uma hora e meia, e teve como palestrantes a psicóloga da Coordenação de Desenvolvimento e Acompanhamento Funcional (CDAF/Smap), Suzana Coelho, a voluntária do CVV Porto Alegre, Liziane Eberle, e a chefe da Divisão de Políticas Transversais da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), Marilise Fraga de Souza, e como mediadora a coordenadora da EGP, Fernanda Jardim.
Conforme a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino “ficamos gratos com os nossos requerimentos atendidos. Legislativo e Executivo trabalhando juntos. A pauta da saúde mental e prevenção do suicídio precisa estar na agenda de Porto Alegre. Precisamos somar esforços”.