No dia 22 de abril foi realizado o encerramento da 2ª edição do Projeto Colo de Mãe, uma realização conjunta dos Gabinetes da Vereadora Tanise Sabino e do Deputado Estadual Elizandro Sabino.
O grupo de futuras mamães foi recebido com uma palavra de saudação do Deputado Elizandro Sabino que destacou a importância do Projeto, expresso no próprio nome: “Colo é carinho, por isso o nome Colo de Mãe. Porque nossa intenção é apoiar as gestantes neste momento único de suas vidas”. A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino também saudou as participantes, compartilhando como o projeto foi concebido: “a medida que nos desenvolvemos, queremos retribuir e contribuir com a comunidade”.
Na sequência, a palavra ficou com a nutricionista Cíntia Barros, especialista em nutrição materno-infantil, que reforçou o quanto cada mulher é única. Foi abordado os alimentos permitidos e os cuidados que devem ser observados para preservar a saúde da mãe e do bebê. Cíntia também foi enfática na importância do aleitamento materno: “Leite de vaca, é para bezerro. O teu leite, é para o bebê . Se ele for mais clarinho, não tem nada de errado. Amamentar é muito importante, quanto mais tempo, melhor. Está comprovado que ele protege o bebê como nenhum outro alimento ou remédio pode proteger”, frisou a nutricionista.
Aliado dos cuidados com a saúde física, também é fundamental cuidar da mente e foi justamente este o tema apresentado pelas Psicólogas Tanise Sabino e Vivian Garcia: a gestão das emoções, que em especial no período da gestação podem oscilar devido a mudança de metabolismo. “É muito importante olhar para as próprias emoções pois o bebê sente tudo através do cordão umbilical. Esta é a maior conexão que existe”, destacou Vivian. Falando de emoções Tanise Sabino lembrou o versículo “No mundo terei aflições, mas tem bom ânimo” para ressaltar que mesmo diante das adversidades é importante não se abater: “o sorriso libera hormônios poderosos e esta é a primeira grande dica que gostaria de compartilhar com as futuras mamães”. Tanise também acrescentou outros hábitos que são importantes para manter o equilíbrio nesta fase da vida: “A leitura é também uma ferramenta poderosa, assim como as horas de sono. Estudos comprovam que quem não dorme bem, pode ficar de mau humor, irritada, cansada e desatenta. Para garantir o tempo necessário para desenvolver estes hábitos, reforço o que a nossa nutricionista comentou: é preciso diálogo com o casal. E como psicóloga não tenho a menor dúvida ao afirmar: a fala é libertadora”.
Tanise Sabino e Vivian Garcia também abordaram a depressão pós-parto e frisaram que as mães devem estar atentas a emoções negativas, considerando frequência, intensidade e duração. Alterações nos sentimentos são normais mas é preciso observar estes indicadores.
As psicólogas aprofundaram a discussão da depressão pós-parto, enfatizando os fatores que podem contribuir para esse quadro, como: sentir-se cansada depois do parto; padrão de sono irregular; falta de descanso suficiente geralmente impedem que a mãe recupere sua força total por semanas; sentir super-ocupada com um novo bebê para cuidar; duvidas da sua capacidade de ser uma boa mãe; e sentir estresse em virtude das mudanças na rotina de casa e do trabalho. Conforme a psicóloga Tanise Sabino “algumas vezes a mulher pensa que deve ser uma “super-mãe” perfeita, o que não é realista e provoca estresse. É preciso saber pedir ajuda. Não precisamos fazer tudo sozinhas”.
Exaltando o potencial de cada mulher, a Vereadora Tanise concluiu: “Sei que cuidar ao mesmo tempo da saúde física, mental, social e espiritual parece bastante, mas também tenho a convicção de que as mulheres tem este dom e conseguem dar conta de tudo. As mulheres sempre alcançam seus propósitos. A chave é conectar pensamentos, sentimentos e ações.”
Depois do intervalo, com um gostoso lanche da tarde preparado pelos parceiros na realização desta edição do Projeto Colo de Mãe no Bairro Sarandi, a Missão Americana Church e o Instituto Crescer e Aprender, foi a vez da Pastora Vânia da Silva se dirigir ao grupo colocando a importância da família dentro dos planos de Deus. Vânia compartilhou sua história de vida, o nascimento de suas filhas gêmeas e salientou: “A família é uma instituição divina, é com ela que aprendemos a amar a Deus e ao próximo, onde recebemos educação, valores e cuidados. Sabemos que nem sempre é fácil viver em família. Há muitos desafios, dificuldades e tentações que ameaçam a harmonia. Há situações de sofrimento, de violência, de abandono e de ruptura que ferem as famílias. Mas precisamos ser fortes e persistir. Precisamos ter fé e amor”.
O grupo também fez uma homenagem a Sra. Izabel Pazzim, madrinha do Projeto e mãe de Tanise Sabino, que confeccionou as roupinhas para os bebês que foram doadas para as gestantes.
As participantes foram presenteadas com uma Bíblia, um kit enxoval para o bebê, uma cesta básica e um certificado de participação.
A próxima edição do Projeto Colo de Mãe será realizada na região da Lomba do Pinheiro no mês de maio/2023.
PrevAção promove conscientização sobre o TEA no Centro de Porto Alegre20 abril 2023NextTanise Sabino prestigia I Expochurrasco na capital gaúcha22 abril 2023