Nesta quinta-feira, 24 de novembro, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul recebeu a Medalha da 55ª Legislatura. A homenagem, proposta pelo deputado Elizandro Sabino, presidente da Frente Parlamentar em Apoio às Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, ocorreu no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do RS. A outorga reconheceu o importante serviço realizado pela entidade e por todos os 247 Hospitais Filantrópicos e Santas Casas no nosso Estado.
A Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical com 35 anos de atuação, sendo a maior rede hospitalar do Estado, formada por 6 Sindicatos: Sindiberf, Sindiberf Noroeste, Sindicato dos Hospitais Filantrópicos da Serra, Sindicato dos Hospitais Filantrópicos do Vale do Taquari, Sindicato dos Hospitais Filantrópicos do Vale do Rio Pardo e Sindicato dos Hospitais Filantrópicos do Vale dos Sinos. Além disso, a instituição é detentora de mais de 75% do atendimento via SUS, possui mais de 26 mil leitos e 70 mil colaboradores.
Segundo o proponente da iniciativa, deputado Sabino, “a Federação presta um valioso serviço para todos os gaúchos, sendo um exemplo de serviço de saúde de qualidade no país. A referida homenagem se dá em virtude de todo o trabalho realizado pela Federação. Trabalho esse que temos acompanhado de perto a partir da Frente Parlamentar. Reconhecemos o importante serviço realizado pela entidade e por todos os 247 Hospitais Filantrópicos e Santas Casas no nosso Rio Grande, é uma homenagem merecida”.
O presidente da Federação Luciney Bohrer, agradeceu a outorga e fez um apelo pelas Santas Casas e Hospitais. “Atuamos há 35 anos em defesa da maior rede de hospitais do estado, compostas por 247 casas de saúde, que são o braço forte e sustentável do sistema único de saúde do estado. Somos representantes da rede que cuida do bem mais precioso que temos: a saúde. Agradecemos imensamente a honraria que nos é concedida e aproveitamos para fazer um apelo, orem para as 247 Santas Casas e Hospitais com a maior atenção possível, lutem por nós, abracem as nossas instituições como se fossem suas, porque elas são suas,” reforçou.
Na ocasião, Sabino também dedicou essa homenagem em memória ao superintendente da Federação, Jairo Tassari, que faleceu na pandemia aos seus 68 anos. “Ele dedicou 30 anos da sua atuação profissional para a Federação, lutando pela causa dos hospitais filantrópicos, e sempre foi um grande parceiro do nosso mandato”, destacou.
Estiveram presentes na ocasião: Presidente da Federação Luciney Bohrer; Vice-Presidente da Federação Vanderli de Barros; Secretária Geral da Federação Elita Herrmann; Superintendente da Federação André Lagemann; a vereadora de Porto Alegre Tanise Sabino; o vereador de Sapiranga Valdir Cardoso; Presidente do Hospital São Pedro de Garibaldi Adorino Carlos Martinazzo, Presidente do Hospital Vila Nova Dr. Dal’Monin; representantes da Associação Beneficente São Pedro; representantes da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia; representantes do Hospital São Lucas da PUC-RS; representantes da Fundação Hospitalar de Rolante, demais dirigentes e representantes de instituições na área da saúde, amigos e parceiros de mandato.