Nesta quarta-feira, 06 de dezembro, o Deputado Estadual Sabino concedeu a Medalha da 56ª Legislatura ao Sadi Petuco, coordenador do grupo NATA (Núcleo deApoio ao Toxicômano e Alcoólico). A entrega da honraria, proposta pelo parlamentar, reconheceu o incansável trabalho de Sadi e, também, dos grupos de apoio e comunidades terapêuticas.
O Deputado Sabino é autor da Lei Nº 15.412/2-19, que instituiu no Estado a Campanha Janeiro Branco, mês dedicado à promoção da saúde mental. Além disso, também é Secretário da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da UNALE (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais). Na sua atuação, reconhece a importância de todo o trabalho realizado pelos grupos de apoio e comunidades terapêuticas no processo de tratamento e recuperação de dependentes químicos.
“Destaco o papel da minha esposa Tanise, que é psicóloga. A vida dela, a sua missão e seu propósito tem sido dedicada no tema da dependência química e isso memotivou a atuar nesta área. Ela está presente nas mais diversas localidades, palestrando e dedicando a sua atenção à promoção da saúde mental. Neste momento quero te agradecer, vereadora Tanise, juntamente com os amigos Sandro Cyntrão e Mara, por terem sido a interlocução para que hoje estivéssemos aquihomenageando o Sr. Sadi, que é um exemplo de dedicação a ajudar o próximo e que tem realizado um importante trabalho”, destacou Sabino.
O NATA, criado em 24 de agosto de 2004, é fruto do empenho e dedicação dos graduados da Fazenda do Senhor Jesus de Viamão, e juntamente com o NAREP, contam com o apoio fundamental do PACTO – Programa de Auxílio Comunitário Terapêutico de Porto Alegre. Como coordenador do grupo, Sadi mostrou liderança,senso de união e cuidado. E a partir de sua gestão, as reuniões passaram de 10 pessoas para 70 participantes, os quais eram chamados de filhos por Sadi, sendo uma grande família. Uma atuação incansável, que iniciou quando o seu filho esteve em internação na fazenda, o que transformou a vida de Sadi e a tornou um testemunho tocante de superação.
A vereadora de Porto Alegre, psicóloga Tanise Sabino, é presidente da “Frente Parlamentar de Dependência Química: Prevenção, Tratamento e Ressocialização” e tem seu trabalho voltado para a saúde mental. Em sua fala, a parlamentar, representando a Câmara de Vereadores, ressaltou: “hoje estamos homenageando quem muito contribuiu na causa da dependência química, acolhendo, recuperando e ressocializando pessoas. Hoje é lembrar que o Sr. Sadi sempre vinha com a mão amiga, um abraço caloroso…nós olhamos para ele e vemos amor e carinho. Estamos homenageando o senhor porque através do seu trabalho com o NATA, já recuperaste dezenas e dezenas de vidas e famílias. Nós precisamos sempre acreditar nas pessoas. E o senhor é um exemplo. Parabéns pela merecida homenagem”.
Para o Deputado, a entrega da Medalha ao Sr. Sadi Petuco é uma forma de reconhecimento não apenas pelo trabalho incansável, mas também pelo papel crucial desempenhado pelo NATA na sociedade, sendo um gesto de gratidão e respeito à dedicação exemplar de Sadi Petuco. “Quantas pessoas e vidas foram salvas, quantas famílias foram restauradas, quantas histórias de recuperação que passaram pela sua história, Sadi. Muitas vezes o que uma família precisa é de uma palavra forte, alguém que traga uma palavra de convicção. Eu não tenho dúvida, que foi a determinação, a força da palavra, que é inerente a sua pessoa, que hoje reverbera em todos os membros do grupo NATA. Por isso homens como o senhor e sua esposa, Jussara, merecem e devem ser honrados, enaltecidos e reconhecidos. Muitos não estão aqui hoje, mas foram alcançados pela boa mão, boa liderança e pelo cuidado e carinho do senhor”, destacou o proponente da homenagem, deputado Sabino.
Sadi Petuco, emocionado com a honraria, expressou sua gratidão: “quero deixar aqui o meu reconhecimento e o meu muito obrigado pelas homenagens. Dizer obrigado vai ser pouco. Esse momento não poderia ser mais sublime, vendo boa parte dos meus filhos aqui presentes. Eu amo eles e eles sempre serão meus filhos. Não me esqueço da primeira reunião que fizemos. Ficamos sentados, eu e mais um dependente químico. Ele olhou para mim e disse para irmos embora porque não iria vir ninguém. E eu respondi, “hoje não vem ninguém, mas esse grupo vai crescer e ser forte”. Eu acredito na PACTO e acredito na recuperação do homem e nunca duvidei de que assim seria. E eu e aquele dependente químico, fizemos uma reunião de duas horas e logo, nas semanas seguintes, o grupo foi crescendo”.
Além disso, o homenageado contou um breve relato de como iniciou o seu trabalho junto aos dependentes químicos. “Não se abandona um dependente químico. Eulutei muito com os familiares, assim como lutei pelo meu filho. Uma vez eu descobri que ele estava em Santa Catarina e fui até lá buscar ele. Fiquei 23 dias procurando.E então descobri onde ele estava e a situação dele era uma das piores que se pode ter na vida. E quando eu o encontrei, eu dobrei meus joelhos e disse que eu vou recuperar meu filho e não vai ser o fim dele. Então ele foi para a Fazenda e se recuperou. Hoje o meu filho mora no Rio de Janeiro e é doutor. E eu sigo trabalhando com meus outros filhos do NATA, ajudando na recuperação de vidas”.
A entrega da Medalha da 56ª Legislatura ao Sr. Sadi Petuco, proposta pelo deputado Sabino, é um momento marcante que ressalta o compromisso da família Sabino com as causas relacionadas à saúde mental e à luta contra a dependência química.
Estiveram presentes a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino; o Secretário Municipal da Saúde (SMS), Fernando Ritter, no ato representando o Prefeito de Porto Alegre; Richard Dias, Secretário Adjunto de Administração e Patrimônio (SMAP); Marcos Rovinski, Presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS); ÊnioOliveiro, presidente do NATA; diversos integrantes do grupo NATA; familiares do Sr. Sadi Petuco; Idelfonso Silva, Presidente do Grupo NAREP; Sandro Cyntrão, Conselheiro da Pacto, Vanessa Rodrigues, da Comissão de Saúde da OAB/RS;