Na tarde do dia 12 de agosto, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino e o Dr. Alceu Gomes Filho, Coordenador do Centro de Referência do Transtorno Autista (CERTA), fizeram uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para lideranças da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. A capacitação foi promovida pela Escola Bíblica Dominical (EBD), tendo como público, em especial, os professores da EBD, mas sendo uma atividade aberta a todos os interessados. A palestra foi intitulada “Transtorno do Espectro Autista (TEA): o que é? Como identificar os sinais? Como ajudar? Qual o papel da igreja?” E reuniu cerca de 80 lideranças na sede do Distrito Partenon da IEAD.
Os palestrantes foram recebidos pelo casal de coordenadores da EBD, Pastor Gilson Motta e sua esposa Marta, que saudaram os participantes falando da alegria e importância de ter um evento com este perfil: “acreditamos que os conhecimentos compartilhados serão de grande valia para uma Igreja cada vez mais inclusiva. E quero destacar que esta é uma capacitação pioneira da Assembleia de Deus”, afirmou o Pastor Gilson Motta.
Saudando os presentes e reforçando a importância da capacitação, a vereadora Tanise Sabino iniciou agradecendo o Pastor João Oliveira, Presidente da IEAD de Porto Alegre, pela compreensão e apoio da temática. A psicóloga ainda fez um histórico do transtorno e realçou: “o TEA, como o próprio nome diz, não é uma doença, é um transtorno que traz uma diversidade de comportamentos. Hoje, a cada 36 crianças que nascem, 01 terá autismo. Quando eu me formei em 2004 em psicologia, há 19 anos, a incidência era de a cada 150 crianças, 01 era diagnosticada com autismo. Este aumento está relacionado com o maior acesso da população aos serviços de diagnóstico; formação de profissionais capazes de detectar o transtorno; pais, professores e pediatras mais conscientes e informados para levantar as primeiras suspeitas; ampliação da compreensão do que é autismo; Compreensão de que existem casos ‘leves’ também. A Assembleia de Deus está de parabéns por esta iniciativa inédita de capacitar suas lideranças. Essa é uma ação pioneira, a nível de campo de Porto Alegre e de departamento. A partir da divulgação desta atividade, outras igrejas evangélicas já tem me procurado para fazermos esta capacitação em suas instituições”.
Médico psiquiatra, o Dr. Alceu Gomes trouxe detalhes bem técnicos sobre o TEA, mas que são necessários para uma inclusão efetiva. O médico citou, por exemplo, a questão dos direitos assegurados aos autistas, muitas vezes ignorados pelo desconhecimento acerca do transtorno: “as crianças com TEA não tem uma fisionomia característica, nem mesmo apresentam todas os mesmos sintomas. É por isso que há acesso preferencial e vaga de estacionamento exclusiva, por exemplo. Porque muitos autistas têm hipersensibilidade a sons, baixa tolerância a frustração e impaciência para a espera, o que pode ocasionar uma desorganização, levando a uma crise”, destacou.
A acolhida e recepção pelos irmãos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em relação a temática foi muito positiva, sendo, inclusive, difícil encerrar o evento, devido a quantidade de perguntas. O público participou bastante, compartilhando experiências de vida e dúvidas quanto ao tratamento.
Após a palestra, foram sorteados, entre os participantes, quatro exemplares do livro Infantil “Vini e Léo: meninos da cor do céu”, que trata sobre os desafios da criança autista, escrito pela psicopedagoga Thanise Stein, e um exemplar do livro “Ana: uma história de superação”, escrito por Tanise Sabino. Logo após o sorteio, o Pastor Gilson Motta anunciou uma grande novidade: “quero, neste momento, deixar registrado que reconhecendo a importância de aprofundar os conhecimentos hoje compartilhados, a Assembleia de Deus fará um curso para os professores da EBD, com a Psicóloga Tanise Sabino e o Dr. Alceu Gomes Filho”. A notícia foi recebida com entusiasmo pela plateia.