A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino (PTB), na terça-feira, dia 19 de janeiro, realizou ação de conscientização do Janeiro Branco, mês destinado a promover a saúde mental, na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre. No mês de janeiro é comum a realização de palestras, caminhadas, entrega de material informativo e uso de roupas ou acessórios na cor branca com o objetivo de estimular a refexão sobre a saúde mental. A Vereadora Psicóloga Tanise e sua equipe entregaram material informativo contendo “14 razões para ser feliz”, com dicas simples, como a importância da atividade física, lazer, alimentação saudável e otimismo diante das adversidades da vida.
“A saúde mental inclui nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Afeta como pensamos, sentimos e agimos. Ela também ajuda a determinar como lidamos com o estresse, nos relacionamos com os outros e nossas escolhas. A saúde mental é importante em todas as fases da vida, desde a infância, adolescência, idade adulta e velhice, e em cada fase do ciclo vital enfrentamos crises e precisamos ter equilíbrio para lidar com as dificuldades”, destaca a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino.
Uma saúde mental prejudicada pode causar problemas como depressão, ansiedade, automutilação e até o suicídio. A saúde mental é parte integrante da saúde; na verdade não há saúde sem saúde mental. Portanto, a ação Janeiro Branco convida a sociedade a realizar profundas reflexões pessoais e coletivas sobre o significado da vida, o propósito da existência e sobre as melhores estratégias para a construção de uma verdadeira cultura da saúde mental na humanidade.
Essa ação contou com a presença do Deputado Estadual Elizandro Sabino, autor da Lei 15.412 de 19 de Dezembro de 2019, que instituiu a campanha de estímulo ao cuidado da saúde mental e bem-estar no estado do Rio Grande do Sul. O Deputado e a Vereadora estavam vestindo uma camiseta com os dizeres: “Vamos lutar contra: suicídio, automutilação e violência contra as mulheres”. Esta é uma campanha que o casal já vem realizando há anos em Porto Alegre e no Estado do Rio Grande do Sul, através de palestras e ações de conscientização nas igrejas, escolas, faculdades e comunidade em geral.