Na manhã do dia 15 de setembro, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino esteve em reunião com a equipe técnica do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas e o Hospital de Clínicas. A reunião foi na ala da psiquiatria do Hospital de Clínicas e estiveram presentes a vereadora Tanise Sabino, Dr. Paulo Abreu (Médico Psiquiatra do Hospital de Clínicas), Dr. Cincinato Fernandes (Presidente do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que nesta reunião, representou o Secretário da Saúde, Fernando Ritter), Dr. Alceu Gomes (Diretor Técnico do HPV) e a Dra. Berenice Reinheimer.
A pauta da reunião foi sobre cetamina, também conhecida como cloridrato de escetamina, ketamina ou quetamina, que é uma substância inicialmente desenvolvida e utilizada como anestesia. Entretanto, verificou-se seu potencial também como potente antidepressivo em casos mais severos. No Brasil, seu uso foi normatizado apenas há alguns anos, enquanto países como os EUA a utilizam há mais tempo, ou seja, com evidências e protocolos já bem desenvolvidos. O tratamento com cetamina é indicado para pessoas que sofrem de depressão resistente. Isso significa dizer que os pacientes que já foram submetidos aos protocolos convencionais de medicação e psicoterapia sem apresentar resposta. Além disso, tem sido efetiva em tratamento de casos de pacientes com ideação suicida.
A ideia da reunião foi estabelecer uma parceria entre o Hospital de Clínicas e o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, com o objetivo de incluir os hospitais da prefeitura neste estudo clínico. O presidente do Hospital Presidente Vargas, Dr. Cincinato Fernandes, Dr. Alceu Gomes (Diretor Técnico do HPV) e a Dra. Berenice Reinheimer se mostraram favoráveis e receptivos a parceria. A equipe referiu que já tem essa medicação no hospital, mas a usam muito pouco. Entretanto, estão a disposição para pensar em utilizar este mesmo protocolo do Hospital de Clínicas.