A Dra. Fabiane também destacou que as pessoas com TEA não seguem um padrão físico por isso é fundamental que a sociedade como um todo compreenda suas características e padrões de comportamento para que possa ser de fato inclusiva e acolhedora em relação aos direitos que vem sendo assegurados para esta fatia crescente da população. “Também precisamos entender que uma criança com necessidades especiais se transforma em um adolescente e depois em um adulto”, provocou a neurologista lembrando que justamente pela evolução do conhecimento, podem haver diagnósticos tardios, que igualmente precisarão de tratamento e empatia.
Além de discorrer sobre questões técnicas, a Dra. Fabiane Mugnol destacou a importância do diagnóstico: “Quanto mais diagnósticos, mais informação temos para ajudar a todos. Hoje o TEA tem diferentes graus e limitações. Estes dados são muito importantes para guiar o tratamento e também orientar professores”.
Concluindo sua participação, a Dra. Fabiane lançou um desafio: “ O que precisamos, é capacitação das massas: lá na ponta, pediatras, agentes de saúde, educadores, todos precisam estar atentos para os sinais do TEA, só desta forma poderemos ter diagnósticos cada vez mais cedo”.
Capacitação é juntamente uma das ferramentas chave no mandato da Vereadora Tanise Sabino, que tem realizado palestras com frequência junto a pais, educadores e comunidades. “Percebo a grande demanda que existe por informação, a cada visita que realizo. Como psicóloga ministro inúmeras palestras ou convido algum especialista do tema, de acordo com a demanda. A capacitação para mim é fundamental. Em todos os níveis. Prova disto é este seminário hoje e no mínimo outros três que ainda estão previstos até o final do ano, através das frentes parlamentares”, destacou Tanise, agradecendo a todos presentes.
Estiverem presentes participantes das cidades de Sapiranga, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, São Leopoldo, Arroio dos Ratos, Viamão, Eldorado, Guaíba e Porto Alegre.
PrevCentro de Referência do Transtorno Autista tem data para iniciar atividades04 abril 2023NextSaúde Mental em tempos de pós-pandemia10 abril 2023