Neste domingo, dia 17 de setembro, no Parque da Redenção, após ter sido adiada por conta do tempo, as chuvas deram lugar a um sol escaldante para a realização da “III Caminhada do Setembro Amarelo: Juntos pela Vida”. Este ano o evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a Câmara de Vereadores, através da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, presidida pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino.
A novidade desta edição foi a presença de um palco onde grupos dos diversos Centros de Atenção Psicossocial de Porto Alegre, os CAPS, se apresentaram, demonstrando como a música pode ser um elemento de auxílio no tratamento. Além disso, foram criados stands onde diversas entidades que participam da rede de apoio a vida estiveram presentes: o SINE com ofertas de emprego; a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS); o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS); o CVV (Centro de Valorização da Vida); a Polícia Civil, com a divulgação do Programa Papo Responsa; a Pacto POA; a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, a ADCE (Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas), a Casa Marta e Maria e os grupos Projeto Família, Nata e Narep.
Antes de realizar a caminhada, houve um momento em que as autoridades fizeram um pronunciamento. O Secretário Municipal da Saúde, Fernando Ritter, observou que grande parte dos casos de suicídio está relacionada a quadros de depressão e, por isso, é importante o olhar atento para o assunto. “Nesta terceira edição da caminhada, queremos informar e conscientizar a população de Porto Alegre sobre a importância de se falar no tema, do cuidado com a saúde mental e, sobretudo, do combate ao preconceito que a temática ainda gera em nossa sociedade”, afirmou.
A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino expressou sua gratidão pela presença de todos e elogiou o esforço conjunto em prol do Setembro Amarelo. Também destacou o slogan do SIMERS “Saúde Mental é assunto sério o ano todo” que reflete seu trabalho: “Setembro é amarelo mas precisamos falar de vida o ano inteiro, fortalecer e apoiar nossa gente, pois quem tenta o suicídio quer desesperadamente viver!”
O Prefeito Sebastião Melo elogiou a iniciativa e destacou o quanto o tema é importante para cidade. Também referiu o trabalho constante e consistente que a vereadora psicóloga Tanise Sabino vem realizando no campo desafiador da saúde mental: “Parabéns a esta frente parlamentar liderada por ti, Tanise, pois não se trata apenas de uma caminhada, trata-se de uma política pública de saúde mental o ano todo. Que façamos esta caminhada com simbolismo”.
A ação reuniu centenas de participantes no entorno do Monumento do Expedicionário, que, às 11h30min, iniciaram uma caminhada simbólica, passando pelas avenidas José Bonifácio e Osvaldo Aranha. A atividade se estendeu até as 15h, através dos stands com as diversas instituições representadas.