Na tarde desta sexta-feira (8), aconteceu um belo momento de homenagem na Câmara Municipal de Porto Alegre. A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino concedeu o Diploma Comenda Porto do Sol ao Lar Esperança, como forma de reconhecimento a todo trabalho no âmbito social realizado pela entidade que, há mais de 64 anos, está transformando vidas e garantindo um espaço de proteção para crianças e adolescentes.
O Lar Esperança foi fundado em 1958 pelo casal de missionários suecos, Nils e Mary Taranger e realiza atendimentos voltados a crianças e adolescentes em situação de abandono, risco e vulnerabilidade social. Os programas realizados são mantidos por doações, convênios firmados com o Município e patrocínios de empresas privadas para continuidade de ações socioeducativas que são desenvolvidas na organização. Durante a solenidade, crianças e adolescentes atendidos pela instituição levantaram cartazes e comemoraram a bela homenagem, que faz parte da trajetória do Lar e, também, da história de cada um dos presentes.
Segundo a proponente da homenagem, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, a sua trajetória junto à instituição iniciou muito antes do seu atual mandato. “Há anos apoiamos o Lar Esperança, saliento que em 2019, eu nem era Vereadora ainda, mas articulei, na época, uma Emenda Parlamentar com o Deputado Ronaldo Santini, em parceria com o Deputado Sabino, no valor de 125 mil reais. Esse valor entrou na conta em 2020 e foi utilizado para conclusão das obras do Lar. Sabino e eu, temos uma linda história há anos com a instituição. O nosso mandato tem como base o trabalho e o compromisso com instituições que prestam serviços à comunidade em prol das crianças e adolescentes, e o Lar Esperança é uma referência em nossas vidas”.
Tanise Sabino relembrou dos dias difíceis que foi o início da pandemia do COVID-19, em que muitas empresas e apoiadores deixaram de contribuir com o Lar Esperança. Conforme a Vereadora Tanise “durante a pandemia, tivemos um cuidado especial com a entidade, mobilizamos a nossa equipe e apoiadores e, juntos, construímos uma corrente do bem, destinando uma tonelada de alimentos.” Tanise finalizou sua fala ressaltando que “o Lar Esperança tem uma história e, hoje, essa história está fazendo, não apenas a diferença na vida das crianças e das famílias, mas sim na história da cidade de Porto Alegre”.
Esteve presente também o filho do casal fundador do Lar Esperança, Joel Taranger que fez seu pronunciamento. “É uma alegria muito grande estar aqui hoje representando a família Taranger nessa homenagem merecida, ao Lar que tem uma história tão grande, 64 anos não é pouca coisa. Vou contar sobre a semente que nasceu no coração dos meus pais, que chegaram do culto em uma noite e a nossa casa tinha sido assaltada. Meu pai foi dar parte do assalto, onde encontrou jovens apanhando e Deus tocou no coração dele para evitar que outros jovens não chegassem nesse ponto. Então, surgiu o Orfanato que hoje se chama Lar Esperança. Deus abençoou de tal maneira que o Lar tá firme e forte até hoje. Em nome da minha família, gostaria de agradecer esta homenagem. O nosso trabalho não vai parar por aqui, tem muito frutos e resultados positivos e teremos ainda mais.”
O Deputado Estadual Elizandro Sabino, Presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Criança e Adolescente na Assembleia Legislativa, reforçou que “é uma alegria poder retornar à Câmara de Vereadores para essa justa homenagem e lembrança à instituição que faz um trabalho extraordinário. Parabenizar a Vereadora Tanise por essa tão bonita iniciativa. Feliz em poder estar junto com a Tanise na viabilização das Emendas Parlamentares para auxiliarmos nesse projeto tão importante. A todos do Lar Esperança, Diretores, Professores, Educadores, eu quero parabenizar por todo o trabalho desenvolvido, representando, também, muitos que já passaram pela instituição durante os 64 anos”. Sabino finalizou suas palavras dizendo que “o Lar está fazendo história e trazendo muitos resultados”.
O Vice-Presidente do Lar Esperança, Pr. Eliezer Vaz, representando o Diretor da entidade, Pr. Leon, reforçou em suas palavras todo o trabalho e dedicação dos profissionais no Lar que tem como principal finalidade a mudança de vidas. “São 64 anos transformando vidas e construindo novos futuros. Para nós, da Direção dessa renomada instituição, é com enorme prazer que levamos o legado do saudoso pastor Nils Taranger e Mery, que dedicaram suas vidas a ajudar aqueles que mais precisam, construindo novas oportunidades para crianças e adolescentes. Atualmente o Lar atende 225 crianças, o nosso trabalho vai muito além dos investimentos, alimentação, o nosso trabalho é capaz de proporcionar a muitas crianças a chance de reescrever histórias”, destacou.
Na ocasião, também estiveram presentes o Membro do Conselho Fiscal do Lar, Anderson Garibaldi; a Coordenadora Pedagógica da Escola de Educação Infantil do Lar Esperança, Elenir Teresinha Duarte dos Santos Venâncio; a Coordenadora do Acolhimento Institucional, Patrícia Camargo Pedroso; a Nutricionista Adriane Hachler Schneid; a Assistente Social Letícia Camisolão de Souza; o Educador Social Eidimar da Silva Lopes; a Educadora Social Milena Silva dos Santos; o Educador Social Emerson Teixeira do Nascimento; a Professora Carla Teresinha Gil de Oliveira; a Cintia Gimenez Borges, da Equipe Administrativa; Sandro Cyntrão, representando a Pacto Poa; e os representantes do Instituto Crescer e Aprender.