A convite da Câmara Municipal de Tavares, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino participou da “Live Setembro Amarelo – você não está sozinho”, na terça-feira, 05 de outubro. Na ocasião, foi realizada uma roda de conversa sobre essa temática tão importante: o mês de prevenção ao suicídio.
A iniciativa, promovida pela Vereadora Raquel Terra, contou com a participação da Assistente Social e Especialista em Saúde Mental e Coletiva, Mayra Brum, do Educador Social e Instrutor no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Rafael Vitorino, da Especialista em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstica e Pós-Graduada em Psicologia Hospitalar, Psicóloga Liane Carvalho, também integrante da “Equipe A Mente”, referência no cuidado de saúde mental na cidade, e da Vereadora Leone Machado.
Inicialmente, a Vereadora Raquel agradeceu a todas as pessoas que uniram esforços para que fosse realizado o evento, “é muito gratificante estar novamente participando das lives, essa conversa vai fazer diferença na vida das pessoas que estejam precisando”. Durante a ocasião foram tratados diversos tópicos sobre saúde mental, maneiras de auxiliar quem está tendo pensamentos suicidas, quais são os serviços ofertados dentro do município, além de alertas e formas de prevenção.
Segundo a Assistente Social, Mayra Brum, “o sofrimento do outro não é frescura, existe o tratamento adequado sobre isso com especialistas, como Psicólogo e Psiquiatra”. Em complemento, a Psicóloga Liane reforçou em suas palavras que “o suicídio não é uma escolha, é um agravamento de uma doença, só previne suicídio tratando sobre saúde mental”. Rafael Vitorino, em sua fala, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido no CRAS, “atendemos qualquer família que necessite, com atividades como dança, informática, ginástica, além de ser um local que forma vínculo entre pessoas de diversas classes, de todas as vivências e histórias”.
A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, Presidente da Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental e da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, esteve na Live como palestrante. Em suas palavras foi possível entender os conceitos e estatísticas sobre a temática, como, por exemplo: há uma média de dez tentativas a cada suicídio realizado, sendo mais frequente entre jovens de 15 a 29 anos e idosos acima de 60 anos e a cada 45 minutos uma pessoa realiza suicídio no Brasil.
Também foi abordado no encontro o que deve-se atentar sobre o funcionamento mental das pessoas e como ajudá-las. “Precisamos entender que é necessário falar sobre prevenção ao suicídio, pois sempre é um pedido de ajuda. O suicídio nunca é uma escolha. A vida sempre deve ser a escolha”, reforçou a Psicóloga. Ao final de sua fala, a Vereadora Tanise trouxe algumas ações realizadas em Porto Alegre, como a entrega de folders e botons na entrada da Câmara de Vereadores, Caminhada Juntos Pela Vida, ação de conscientização no Centro da Capital, bem como as solicitações ao Governo Municipal para veiculação de 20 busdoors e vídeos em 60 relógios de rua.
O encontro, na íntegra, está disponível no Facebook da Prefeitura de Tavares, para acessar, clique no link: https://www.facebook.com/prefeituradetavaresrs/videos/600506621132383