Foi aprovado na Câmara de Vereadores, no dia 29 de maio, o projeto de lei de autoria da vereadora psicóloga Tanise Sabino, que institui o Maio Verde – Mês de Conscientização sobre a Esquizofrenia, no município de Porto Alegre. Agora o projeto de lei segue ao Executivo, para ser sancionado pelo prefeito.
Firme no propósito de atuar na promoção da saúde mental, a vereadora Tanise Sabino, em contato com pacientes e em especial com a Associação Gaúcha de Familiares de Pacientes com Esquizofrenia (AGAFAPE), a pedidos, propôs a inclusão deste mês no calendário oficial de comemorações e efemérides da capital e a proposição foi prontamente reconhecida e aprovada pela Câmara de Vereadores.
“Está é uma conquista dos pacientes esquizofrênicos que garante conscientização e direitos. Precisamos falar sobre esquizofrenia. Ainda tem muito preconceito e estigma. Precisamos construir pontes e estreitar laços”, afirmou a assistente social Bruna Aguirre, da AGAFAPE. Já a proponente da Lei, Vereadora Tanise: “é preciso falar sobre esquizofrenia e refletir sobre este transtorno que afeta 2 milhões de brasileiros, sendo que 68% deste total não recebe qualquer tipo de tratamento, justamente por todo estigma que este distúrbio carrega”, destacou.
Mesmo antes da Lei ter sido aprovada pela Câmara de Vereadores, a vereadora realizou diversas ações de conscientização sobre a esquizofrenia, como o pedido para iluminar a Câmara de Vereadores na cor verde (https://tanisesabino.com.br/vereadora/iluminacao-verde-na-camara-de-vereadores-de-porto-alegre-chama-atencao-para-o-dia-mundial-da-esquizofrenia/) e a realização do Seminário sobre Esquizofrenia (https://tanisesabino.com.br/vereadora/seminario-construindo-pontes-estreitando-lacos-conversando-sobre-a-esquizofrenia/).
PrevReunião de planejamento das ações da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa e do Estado Laico29 maio 2023NextTanise discute o alargamento da Av. Assis Brasil com Secretário de Obras29 maio 2023