Na última sexta-feira, dia 12 de abril, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tristão Sucupira Vianna recebeu uma palestra esclarecedora sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ministrada pela vereadora Psicóloga Tanise Sabino e pelo Dr. Alceu Gomes. A Escola Tristão Sucupira Vianna é uma das quatro escolas especiais da Prefeitura de Porto Alegre e hoje tem 132 alunos. O evento teve como público-alvo professores, famílias dos alunos da instituição e a comunidade do bairro restinga, proporcionando um momento de aprendizado e troca de experiências.
Durante a palestra, a vereadora Tanise Sabino, que é psicóloga de formação há 20 anos e Especialista em Psicologia Clínica (UNISINOS), destacou a importância da compreensão e do acolhimento das pessoas com TEA, enfatizando que “o diagnóstico precoce e o apoio familiar são fundamentais para o desenvolvimento e bem-estar das pessoas com TEA”. Já o Dr. Alceu Gomes, Coordenador do Centro de Referência do Transtorno Autista (CERTA), ressaltou a necessidade de um olhar multidisciplinar no tratamento do TEA, afirmando que “a abordagem terapêutica, aliada a intervenções psicológicas e medicamentosas quando necessárias, pode fazer toda a diferença na qualidade de vida das pessoas com autismo”.
Os participantes tinham muitas dúvidas sobre o CERTA, como forma de encaminhamento, tipos de tratamentos realizados, abordagens, entre outras dúvidas, e todas as questões foram respondidas pelo Dr. Alceu Gomes.
A participação ativa das famílias foi evidenciada durante o evento, com depoimentos como o da mãe Lucimara, que tem dois filhos com autismo, e que emocionada compartilhou: “Entender o autismo dos meus filhos foi desafiador, mas com informação e apoio, aprendi a valorizar cada conquista deles e a enxergar o mundo com os olhos deles”.
A diretora da Tristão Sucupira Vianna, a Malú, expressou sua gratidão pela realização da palestra, destacando que “a educação inclusiva passa pela sensibilização de todos os envolvidos, e eventos como este são fundamentais para promover a conscientização e a empatia em nossa comunidade escolar”.
O evento encerrou-se com um momento de interação, onde os participantes puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências, reforçando o compromisso da escola e das famílias na construção de um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos os alunos.
PrevUnidade de Saúde Bananeiras recebe 58 mil reais em emenda parlamentar11 abril 2024NextVereadora Psicóloga Tanise Sabino e a Coordenadora da Saúde Mental da Prefeitura estreitam laços em reunião no gabinete da vereadora15 abril 2024