Nesta quarta-feira, 10 de julho, o Dr. Gustavo Rassier Isolan foi agraciado com a Medalha da 56ª Legislatura, em uma iniciativa proposta pelo deputado estadual Sabino e aprovada de forma unânime pelo parlamento gaúcho. A homenagem reconheceu a sua atuação na neurocirurgia e na pesquisa, sendo destaque na medicina no cenário nacional e internacional. E celebrou a sua dedicação incansável à causa da saúde pública e o compromisso com o avanço da ciência.
Em sua fala, o deputado Sabino ressaltou a importância do trabalho do Dr. Gustavo Isolan, destacando a sua área de atuação como médico cirurgião e PHD em neurologia, com uma experiência com mais de 1.500 pacientes com tumores cerebrais operados por ele. “O seu trabalho à frente de projetos no Sistema Único de Saúde é um exemplo de como a excelência profissional pode se aliar à responsabilidade social. O nosso homenageado não apenas se destacou como neurocirurgião, mas também como professor, compartilhando o seu vasto conhecimento com futuras gerações de médicos e cirurgiões, além das centenas de artigos científicos publicados e palestras ministradas no Brasil e no mundo. Para ele, a assistência médica e a parte acadêmica andam lado a lado, por isso, é mais do que justo e honroso conceder a Medalha da 56ª Legislatura ao Dr. Gustavo Isolan, destacou o proponente da homenagem, o deputado Sabino.
Fundador do Centro Avançado de Neurologia e Neurocirurgia – CEANNE, o Dr. Gustavo Isolan, em seu discurso apresentou dados relevantes sobre essa importante iniciativa. O Centro conta, atualmente, com 45 neurocirurgiões e 8 neurologistas. Por ano, realizada em média 300 neurocirurgias de tumores cerebrais e opera milhares de pacientes neurocirúrgicos no SUS, em 12 diferentes hospitais, sendo 9 no Rio Grande do Sul e 3 no Paraná e atende milhares de pacientes neurológicos em diferentes regiões do Brasil por telemedicina. “Agradeço o deputado Sabino por esta homenagem que estou recebendo no dia de hoje, mas aqui não é somente o Dr. Gustavo Isolan, carrego comigo o nome do CEANNE e todo o trabalho dos colegas neurocirurgiões e neurologistas. Obrigado a todos aqui presentes, esse é um momento que ficará marcado”, destacou o homenageado.
A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann destacou a importância de homenagear figuras relevantes para a saúde do estado. “Dr. Gustavo Isolan é uma representação talentosa como profissional da área da saúde, que orgulha o estado do Rio Grande do Sul. Deputado Sabino, pela escolha feliz de dar uma medalha a um profissional que merece da comunidade gaúcha muitos aplausos. É reconhecido por onde passa. Parabéns pela homenagem”, reforçou.
Além de médico neurocirurgião, o Dr. Isolan também destacou em seu discurso a sua fé e como conheceu a sua esposa que também tem o dom da medicina. Emocionado, contou que a conheceu em um leito de oncologia, orando por um paciente e, juntos, hoje são uma família cristã e que utiliza da ciência como instrumento. “Sem nenhuma dúvida, podemos afirmar que a sua missão, concedida por Deus, nesta terra é de salvar vidas”, finalizou Sabino.
Estiveram presentes na ocasião: secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann; vice-presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Psicóloga Tanise Sabino; secretário de Saúde de Canoas, Dr. Mauro Sparta; secretário de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, Richard Dias; superintendentes da Famurs, David Freitas e Rogênio Cavalar; diretora do Departamento de Gestão de Atenção Especializada, Lisiane Wasen; familiares; amigos e pacientes do homenageado.