Na manhã do dia 12 de junho, a Câmara de Vereadores foi sede de uma reunião chamada “Fé & Parlamento”, organizado pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino e o Deputado Estadual Sabino, com o objetivo de receber pastores de diversos ministérios para um café da manhã para celebrar o Dia do Pastor, que é celebrado sempre no segundo domingo do mês de junho.
Conforme legislação federal, de autoria do Deputado Federal Jhonatan de Jesus (Roraima), a Lei 8.126/2017 instituiu o Dia Nacional do Pastor Evangélico, a ser comemorado anualmente no segundo domingo do mês de junho. Já a Lei Municipal da cidade de Porto Alegre, Lei nº 8.075/1997, estabelece, anualmente, a data de 10 de junho, como o Dia do Pastor, de autoria do Vereador Eliseu Sabino.
A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino saudou os presentes, convidando o Pastor Gilson Motta, representante da Diretoria da Assembleia de Deus, no ato representando Pr. João Oliveira, para um momento de oração de forma a honrar todos os presentes.
“Estou muito contente em recebe-los aqui hoje, pois quero reafirmar meu compromisso com as igrejas cristãs e colocar nosso trabalho à disposição”, declarou Tanise, falando se sua alegria de receber pastores e suas esposas para este momento de celebração e aliança.
O deputado Estadual Sabino, um dos organizadores do evento, destacou: “a sociedade está gemendo e precisamos responder através de ações concretas, e o nosso papel, como igreja, se torna ainda mais relevante”.
O encontro começou com uma breve rodada de apresentações, iniciada pelo Pastor e advogado, Jurandi Pazzim: “sou o pai mais feliz da face desta terra, não porque minha filha é vereadora, mas porque é cristã e tudo que ela faz tem sentido prático e lógico; honrando os valores de fé”, afirmou Pazzim, pai da Vereadora Tanise.
A Parlamentar compartilhou algumas ações bem práticas através das quais ela pode auxiliar as igrejas, como por exemplo o papel de fiscalizar e cobrar para que o executivo cumpra as demandas da sociedade ou mesmo através de homenagens póstumas a lideranças cristãs, através de projetos de nomeação de ruas.
“Alguns dizem que cristãos não devem se misturar com política. Mas eu acredito que não podemos deixar que espaços tão importantes de participação fiquem sem representatividade. Eu pergunto: será que seria os religiosos uma categoria inferior de cidadãos? Por que só alguns têm que ficar amordaçados? Todos podem falar de política, menos os cristãos? Todos podem ter seus representantes, menos os cristãos? Hoje tem a bancada da bala, do agro, das feministas, dos negros, dos LGBT, ambientalista, empresarial, sindicatos, enfim. Mas o evangélico? Ah não, o evangélico não pode. Por quê?”, salientou a Vereadora Tanise Sabino.
A Psicóloga Tanise Sabino fez uma apresentação sobre as principais ações do seu mandato, enfatizando as demandas atendidas e emendas parlamentares. Apresentou as ações sociais, como projeto colo de mãe, curso acerte na entrevista e no currículo e doação de cadeiras de rodas. E por fim, apresentou o cronograma de seminários e treinamentos promovido pelos gabinetes Sabinos, enfatizando o seminário mulheres com propósitos, captação de recurso e como identificar sinais do Transtorno de Espectro Autista nas igrejas.
Ao final do encontro foi entregue o diploma Fé e Parlamento, uma forma de honrar e homenagear os presentes, fortalecendo o vínculo e compromisso cristão.