No início da tarde do dia 9 de dezembro foi realizada na Vila Nova Ipanema, bairro Aberta dos Morros a nomeação da Rua Pedrolina Alves Ruperte, homenageando esta liderança diaconal da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. A proposição da homenagem foi iniciativa da Vereadora Psicóloga Tanise, foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores e está assegurada através da Lei nº 13.648/23. A comunidade se mobilizou para prestigiar o ato de nomeação da rua e os músicos Luiz Vilaba e Luiz Manoel receberam os presentes ao som de sax e violão.
No cerimonial que formalizou a nomeação da rua, a proponente da homenagem, Tanise Sabino falou da emoção de ser parte de tão significativo tributo: “Muito me honra, eu, como mulher, como vereadora, estar homenageando outra mulher – uma mulher generosa, de coração bom que muito fez em prol de sua comunidade”. A parlamentar ainda destacou a que a “Vó Duquinha” – com era conhecida por todos – estava sempre pronta a ajudar e foi graças ao seu gesto abnegado de dividir suas terras e permitir que centenas de famílias ali habitassem, que a comunidade se fortaleceu. Tanise também agradeceu ao amigo e líder comunitário Cezar Ramos, que fez a conexão e tornou esta homenagem possível.
Emocionado, o neto de Pedrolina, Anderson Ribeiro, expressou em nome de toda a família a sua gratidão pela homenagem: “Tenho certeza que minha vó está muito feliz onde ela está, ao receber esta homenagem, pois, como a própria placa faz menção, ela era uma mulher generosa, sempre disposta a estender a mão”.
O Deputado Estadual Sabino também prestigiou a homenagem, trazendo uma palavra em nome da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e lembrando de quando visitava a região na companhia de seu pai, Pastor Eliseu Sabino e convivia com a homenageada: “Ela era uma pessoa muito especial e abençoada. Fico feliz de que agora seu nome tenha sido registrado oficialmente na história de Porto Alegre”.
O Pastor da Assembleia de Deus, Elton Rocha também exaltou o testemunho da irmã Pedrolina através de sua interação com a comunidade e trabalho social e abençoou todos os presentes com uma oração, lembrando a importância de seguir os ensinamentos do Senhor e praticá-los no dia a dia.
No mês de agosto do corrente ano, bem próximo à Rua Pedrolina Alves Ruperte, outro logradouro público recebeu denominação e proporcionou dignidade a seus moradores: trata-se da Rua Pastor Pedro Vieira da Silva. A Vereadora Tanise Sabino antecipa que na mesma região, já estão tramitando outras duas homenagens: “A Vila Nova Ipanema está empenhada em registrar sua história e homenagear suas lideranças e tem meu total apoio: este ato é um estímulo, um exemplo de cidadania, demonstrar que pessoas ´simples´ podem fazer a diferença na vida das pessoas através de suas ações. Para o próximo ano já estão previstas outras duas ruas: a Pedro Garcia Carletti e Iracema Leão Barreto”.
Sobre a homenageada
Pedrolina Alves Ruperte, nascida em Palmares, casou-se com Alencarino Ruperte, com quem teve quatro filhos: Matilde, Marisa, Valdomira e Alex, infelizmente já falecidos. Nos anos 70 vieram morar em Porto Alegre, em uma chácara na zona sul, onde plantavam e criavam animais para garantir o sustento da família.
Dedicada a filantropia, intensificou seu trabalho solidário quando assumiu como diaconisa na Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Conhecida como Vó Duquinha ou Dona Duca, estava sempre disposta a ajudar o próximo.
Com o falecimento de seu marido, Sr. Alencarino, dividiu a posse de sua chácara com outras famílias, aproximadamente 600 pessoas. Ainda hoje, existem remanescentes dessas famílias agraciadas, bem como da família Ruperte no local, o qual chamados de Beco do Adelar.