No último sábado (20), a Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (ABESS), responsável pelo programa Incluir+POA da prefeitura de Porto Alegre, realizou mais um encontro de capacitação em Educação Inclusiva, com o propósito de treinar seus colaboradores que atuam na educação especial em colaboração com as escolas municipais da capital.
O evento, que aconteceu durante todo o dia no Instituto São Francisco Palloti, contou com mais de 450 colaboradores da ABESS que atuam com professores da educação especial nas 99 escolas da capital, com a participação de agentes de educação inclusiva, assistentes sociais, psicopedagogos, fonoaudiólogos e psicólogos os coordenadores das regiões.
O secretário de Educação de Porto Alegre, José Paulo da Rosa, esteve no evento e lembrou da importância de ampliar o Incluir+POA, bem como as ações relacionadas à inclusão, com a contratação de agentes de inclusão e técnicos, sobretudo por conta da crescente demanda que se evidencia nas escolas. “Este é um dos nossos principais programas. Um orgulho para a Prefeitura e para a Secretaria de Educação. Há muito o que ser feito, mas temos em Porto Alegre um atendimento que é referência no que diz respeito a inclusão.”, disse.
A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino também participou do encontro de capacitação, e em seu pronunciamento referiu sobre a importância do programa e o legado na cidade. “A inclusão é uma prioridade neste programa, pois queremos promover um ambiente acolhedor e resiliente. Queremos escolas inclusivas, desde o porteiro, a cozinheira, monitores, professores e a direção da escola. Este programa terá a duração de cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco, ou seja, serão dez anos que estaremos investindo na prevenção de transtornos e promovendo a saúde mental.”, disse Tanise.
Conheça o programa:
O Incluir+POA é um programa de educação inclusiva para qualificar o atendimento aos estudantes com deficiência. A iniciativa é realizada pela Prefeitura em parceria com a ABESS, que disponibiliza uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e agentes de educação inclusiva, reforçando os recursos humanos das escolas e se somando aos servidores da rede municipal de ensino.