As primeiras duas turmas de 2023 do Projeto Colo de Mãe já estão confirmadas: a primeira será no Sarandi, no mês de abril e a segunda no bairro Lomba do Pinheiro, no mês de maio. Ainda este ano estão previstas mais duas turmas, uma na região do bairro São José e outra na Restinga.
O Projeto foi realizado pela primeira vez em 2021, no bairro Mário Quintana, tendo sempre como objetivo a promoção da saúde emocional, física e espiritual. “Este projeto nasceu em nossos corações com o foco na valorização a vida. Que possamos realizar cada vez mais projetos como este, além de trazermos a Palavra de Deus para o coração de cada mulher, levamos uma mensagem sobre a importância da saúde de forma integral”, afirma a Vereadora psicóloga Tanise Sabino, idealizadora deste projeto juntamente com o Deputado Estadual Elizandro Sabino.
O Projeto Colo de Mãe busca auxiliar as gestantes nas comunidades carentes, onde muitas vezes há falta de informações relacionadas a cuidados com a saúde física e emocional. Assim, o projeto reúne as futuras mamães e traz a orientação de profissionais – médicos, psicólogos, enfermeiros e nutricionistas – para informar e amenizar as dificuldades enfrentadas na gestação, aumentar a autoestima da mulher e dar apoio psicológico e emocional. O Projeto Colo de Mãe também visa o fortalecimento espiritual, trazendo um momento voltado para a Palavra de Deus a cada gestante.
As gestantes que participarem de todos encontros receberão um kit de higiene para as mamães, roupas para toda a família, uma cesta básica, um exemplar da Bíblia Sagrada e ao final do projeto, um enxoval completo para o seu bebê.
A primeira turma que ocorrerá no mês de abril, no bairro Sarandi, será uma parceria com a Missão Americana Church e o Instituto Crescer é Aprender. A turma de maio, no bairro Lomba do Pinheiro, contará com o apoio de uma Escola de Educação Infantil Comunitária.